Dicas de Saúde: Hipertensão Arterial e o Frio

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença crônica que causa diversos danos ao organismo como: lesões nos vasos sanguíneos; no coração; nos rins; nos olhos e no cérebro, podendo ser fator desencadeador de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE).

É caracterizada quando os níveis da pressão arterial se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Cerca de 90% dos casos ocorrem por herança familiar, porém existem vários fatores que podem influenciar nos níveis da pressão arterial.

Conforme o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, portadores dessa doença estão mais vulneráveis a variação dos níveis de pressão em dias de clima mais ameno durante as estações de baixa temperatura.

Isso ocorre devido ao fato do frio provocar vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), levando ao aumento da pressão arterial.

Portanto, é extremamente importante manter um acompanhamento regular da pressão arterial, fazer uso do tratamento medicamentoso indicado pelo médico especialista, manter bons hábitos alimentares com dietas hipossódicas (dietas pobres em sódio), praticar exercícios físicos e manter-se bem agasalhado caso tenha a necessidade de se expor a friagem.

Até a próxima semana!

Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem