WhatsApp utiliza software para combater Fake News nas eleições


Com as eleições se aproximando, o WhatsApp, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, anunciou uma novidade interessante para combater as Fake News: um chatbot (software capaz de manter um diálogo) que checa a veracidade de dados em tempo real, além de orientar os cidadãos sobre como regularizar o título, cadastro biométrico, cargos em disputa, estatísticas eleitorais e dia, local e hora de votação, entre outras coisas.

A iniciativa busca minimizar os efeitos negativos da desinformação comumente disseminada pelo aplicativo, e alimentada por sistemas automatizados contratados por empresas, como aconteceu em 2018.

Na ocasião, centenas de milhares de contas foram banidas e perfis suspeitos rastreados com ajuda de filtros identificadores de spams.

Para utilizar o tira-dúvidas do TSE, basta adicionar o número cadastrado, pelo link wa.me/556196371078, ou código QR disponível no site do TSE.

A janela de conversa aparecerá logo em seguida. Para visualizar o menu, é preciso enviar qualquer mensagem. Em resposta, virá uma lista de tópicos numerados.

Por fim, escolha e digite o algarismo correspondente ao assunto que interessa. O cinco esclarece a respeito de fatos e boatos.

Excelente, né? Agora, faça sua parte: ao divulgar um conteúdo, procure saber se sua procedência é verdadeira através de fontes com credibilidade.

Afinal, Fake News só servem para sustentar teorias conspiratórias, fortalecer preconceitos e prejudicar a sociedade.

#bomfimdesemana
Por Daniele Barizon
Imagem: Reprodução

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem