Expectativas – Parte V


As expectativas nos acompanham na jornada da vida, mas até que ponto elas podem ser consideradas como remédio ou veneno? Esses e outros questionamentos habitam o imaginário de muitos de nós.

Um dos grandes passos para poder progredir nos variados contextos existenciais é procurar compreender que a vida precisa ser observada com a procura por buscar não apenas ver, mas conseguir enxergar. A vida é composta por filtros.

Como andam os seus?...O ato de poder raciocinar, por si só, pode ser considerado um verdadeiro milagre. Se olharmos com atenção, nossa mente pode ser observada como uma atmosfera de ideias.

Nossa mente é um verdadeiro enxame de abelhas trabalhando em prol da consciência e da sobrevivência.

Mas precisamos aprender a orquestrar bem essa sinfonia em prol da existência, mesmo que precisemos batalhar contra certas tendências.

Por vezes teremos dias de Sol, por vezes noites de tempestades. A mente humana é uma sinfonia que precisa estar alinhada, em harmonia, para que exista uma melhor qualidade de vida, pois, por vezes iremos nos deparar com as portas fechadas, com as porradas da vida, com as angústias, frustrações e hipocrisias do dia a dia, bem como com as euforias que nada mais são as falsas alegrias, e com as verdadeiras alegrias.

Por vezes precisamos compreender que devemos lutar contra nós mesmos para que as nossas melhores versões amadureçam, apareçam e prosperem. Costumo dizer: “não seja o antagonista de si mesmo, mas se preciso for, o seja”.

O labor mais desgastante do humano consiste em duelar contra si mesmo, dia após dia. Cabe a cada um escolher alimentar mais os pássaros ou os dragões.

Penso que o ato de refletir, acaba por expandir os conhecimentos, mas que buscar viver uma vida mais simples em variadas esferas, e que buscar equilíbrio acabam nos levando a valorizar cada vez mais as coisas simples da existência, coisas simples que demandam como pano de fundo uma significativa complexidade, já que tudo na existência pode ser considerado como um verdadeiro milagre. O segredo de observar os milagres consiste em contemplar os detalhes.

Muitas pessoas se perdem em paraísos artificiais de vidas superficiais e acabam sobrevivendo ao invés de viver o melhor que podem.

Neste contexto precisamos mergulhar profundo em cenários diferentes, dentre eles podemos destacar a vaidade, o orgulho, etc...

Ser para ser, para buscar ser algo mais do que simplesmente aparecer e impressionar, para mais do que alimentar a matriz energética do núcleo do ego representa compreender que o valor não possui preço.

Nada disso significa que precisamos inflar as falsas modéstias e a raízes baseadas em dar migalhas em busca de aplausos, ou ainda usufruir das moléstias alheias.

Se tratando de expectativas, desconheço melhores do que desejar o melhor aos nossos semelhantes e a nós mesmos, mesmo que por vezes nos percebamos indignos de certas alegrias e agonias.

Vale ressaltar que pode ser considerado um ato inteligente buscar não permitir que os momentos de baixos índices minem o melhor da nossa existência.

Todo processo construtivo exige esforço, no meio dos materiais podemos observar com especial atenção o ferro, material capaz de se oxidar e de enfraquecer de forma significativa e comprometedora.

O ferro que é forte, por vezes ao oxidar pode enfraquecer em determinados momentos e abalar as estruturas, mas até mesmo o velho ferro pode ser restaurado e lapidado.

Nascemos e crescemos entre as areias desérticas, mas as areias do deserto, onde residem poucos oásis e pouca água, fartura de espinhos e de animais peçonhentos acaba por através das tempestades de areia, alimentar de vida os oceanos mais vastos e profundos.

Sei que temos expectativas, no entanto precisamos aprender a lidar com o melhor delas e com as frustrações, com os enxames de emoções e com as tempestades de ideias, a partir daí compreendemos que o veneno é pior do que a própria flecha.

Lidar com expectativas, frustrações, impulsos, euforias, iras, sentimentos, emoções e variados pensamentos nunca foi algo simples, mas pode ser tido como uma benção a partir do momento em que começamos a dar passos mais consistentes em direção aos melhores caminhos, mesmo que para isso seja preciso tropeçar por vezes e errar caminhos, se perceber e se sentir perdido.

O importante é procurar compreender o processo e buscar o progresso, mesmo que isso não seja rápido como uma flecha, mas até as flechas precisam ser lançadas para que possam atingir algum alvo, de preferência algum alvo produtivo e benevolente.

Somos todos sobreviventes na engrenagem do mundo selvagem. Todos nós possuímos histórias, derrotas e vitórias, entretanto, compensa não perder o encanto e emitir os melhores cantos de pássaros leves nessa existência breve.

Costumo dizer que: “se a vida é breve, não compensa não ser leve”. Falando em procurar ser mais leve... O que mais importa são quais bagagens decidimos enterrar, deixar para trás, espalhar pelos caminhos e carregar durante a viagem.

O mundo das ações é uma comporta onde transitam as emoções, os pássaros e os dragões. Na escola e na escala das ações, tiram as melhores notas os que mais se importam e os que se comportam das melhores formas. Toda grande reforma abre portas de dentro para fora e transforma.

No próximo artigo daremos continuidade ao assunto. Até lá!...

Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.

Por Jhean Garcia

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem