Professor Erquinho faz balanço do primeiro ano de gestão na Casa Legislativa

Presidente falou sobre início do mandato, parceria com Poder Executivo, reivindicações dos bairros e a adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção



Passados 12 meses desde que assumiu a presidência da Casa Legislativa trirriense, o vereador Ercules Rodrigues (Professor Erquinho) faz um balanço deste primeiro ano na gestão da Câmara de Vereadores. O chefe do Poder Legislativo falou sobre projetos, expectativas e dificuldades enfrentadas.

Assumindo seu primeiro mandato como vereador, Professor Erquinho teve paralelamente o segundo desafio: gerir a Casa Legislativa trirriense e o Procon Três Rios.

“Nos primeiros meses foi um grande desafio, de fato. Conhecer o funcionamento da Câmara, conseguir conciliar as diferentes demandas dos vereadores e, defender o interesse da população – para um vereador de primeiro mandato, assumir esses compromissos no primeiro dia é desafiador.

Eu sou professor por formação e, os professores são desafiados a todo instante, esse foi mais um. Posso afirmar que nestes primeiros 12 meses tive um grande aprendizado e agradeço aos meus pares vereadores e a todos os colaboradores que têm permitido um bom funcionamento da Casa Legislativa”, disse o chefe do Poder Legislativo, Professor Erquinho.



Logo no início de gestão, o município foi atingido por uma chuva que causou estragos em diversos bairros.

Além de acompanhar o trabalho do Poder Executivo, Professor Erquinho visitou o presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) com o objetivo de solucionar definitivamente o problema da Lagoa do Purys e arredores; visitou as áreas atingidas; solicitou a reanálise do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); acompanhou o cadastro das famílias que foram desalojadas e desabrigadas e colocou em votação – com rapidez – os projetos que previam verbas para o combate aos estragos ocasionados pela chuva.

“De cara enfrentamos uma situação atípica, com famílias desabrigadas, que perderam suas coisas com a chuva, cidade num caos. O prefeito Joacir Barbaglio Pereira – meu amigo Joa – realizou um trabalho muito eficiente com sua equipe e as famílias foram assistidas. Juntamente com meus pares, trabalhamos para dar condições dessa assistência ser feito com celeridade, incluindo verbas no orçamento municipal e possibilitando um trabalho eficaz”, justificou o vereador.

Nos bairros, Professor Erquinho solicitou e acompanhou o início da obra na Travessa Santo Cristo, no Bairro Ponto Azul. Por anos intransitável, o local recebeu atenção do Poder Executivo e foi asfaltado.

O mesmo aconteceu na Rua Santa Barbara, no Morro dos Caetanos, que ficou fechada por anos e, finalmente, foi asfaltada esse ano.

Em atendimento aos moradores da Rua Direita e Cariri, visitou juntamente com uma comitiva, o aterro sanitário, buscando respostas para as indagações dos moradores, como mau cheiro, chorume e falta de assistência ao antigo lixão.

 
Junto às pendências do âmbito municipal, Professor Erquinho vem dispensando atenção especial à saúde e para a questão mundial de combate ao covid.

“Com a pandemia, precisamos voltar nossos esforços para o combate ao coronavírus. Acompanhei a implantação do drive thru, a imunização dos idosos, e as faixas etárias seguintes. Um belo trabalho da Secretaria de Saúde. E, já pensamos no pós-Covid, que é uma novidade para os profissionais, aprovamos a inclusão de verbas que serão utilizados nas Unidades de Saúde da Família, para assistir estas pessoas”, ponderou.

Representando o Poder Legislativo, o vereador inseriu a Câmara de Vereadores no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

De acordo com o Tribunal de Contas, o PNPC fez com que mais de 60% das organizações públicas de todo o país, quisessem conhecer, os riscos e as vulnerabilidades de suas organizações à ocorrência de fraude e corrupção.

“Eu tenho muito que agradecer aos meus pares, vereadores, que são conscientes dos papéis de cada um e prezam pela transparência. A adesão deste programa foi uma formalidade importante, mas contabilizamos 15 vereadores pensando no bem da população trirriense e trabalhando diariamente para a melhoria do nosso município. Aliás, aproveito para agradecer a parceria de todos eles e reconhecer a importância das bandeiras defendidas na Casa Legislativa”, disse o presidente Professor Erquinho, enaltecendo inclusive, a presença de quatro mulheres no plenário, após longos anos sem a presença feminina entre a vereança.



Professor por formação, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Professor Erquinho defende a educação como método de transformação de vida.

“Como professor, conheço a realidade dos meus alunos. Assim como sei o que a educação fez por mim e minha família, sei que ainda tem o poder de transformar realidades. Precisamos trabalhar para isso: dar aos jovens a oportunidade de uma boa colocação no mercado de trabalho e superar as dificuldades. Sei que o Poder Executivo, o qual tem sido um grande parceiro, também tem este olhar e está investindo em cursos profissionalizantes. Acredito que 2022 será um ano de grandes realizações para Três Rios”.

Finalizando o ano, Professor Erquinho deseja a todos um fim de ano cheio de paz e realizações.

“Muitas famílias irão vivenciar um Natal diferente, com a falta de familiares e amigos queridos à mesa, mas não podemos perder nossa fé. Acreditar que o amanhã será um dia diferente e cheio de novidades. Que 2022 seja um ano de muitas conquistas para todos nós, um ano de realizações, que tenhamos a oportunidade de tirar projetos da gaveta e coloca-los em prática. A todos, desejo um Feliz Natal e um ano novo cheio de paz, saúde e realizações”, finalizou o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Erquinho. 

Assessoria CVMTR
Imagem: Divulgação Ass. CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concer