Governo do Estado lança programa com 100 mil castrações no Rio de Janeiro


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou, nesta segunda-feira (29), o programa RJPET 100.000 Castrações.

Em uma ação inédita, o Estado vai castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Em todo o Rio de Janeiro serão 100 mil animais castrados até o fim de 2022.

"Por muito tempo as vozes das ONGs e dos defensores dos animais não eram ouvidas, mas estamos em um novo caminho. Temos a obrigação de defender os animais. Essa é uma causa de saúde pública, que também envolve pessoas muito apaixonadas. O programa de 100 mil castrações vai diminuir muito a quantidade de animais abandonados", disse o governador Cláudio Castro.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir o abandono de animais ao diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses.

O protetor independente terá que comprovar sua atividade, podendo castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas.

Pessoas físicas podem castrar apenas um animal nesse mesmo período. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto.

"Hoje é um dia histórico. Estamos implantando uma importante política de proteção animal. Fizemos um evento-teste e já conseguimos castrar 3 mil animais. Já temos licitadas cerca de 62 mil castrações em clínicas privadas e vamos chegar aos 100 mil até 2022", contou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.




8.000 castrações para Três Rios


“Estou muito feliz, porque só quem acompanha a dificuldade que enfrentamos com esses animais, sabe da importância destas castrações. Muitas famílias têm seus animais, cuidam com amor e carinho, mas não têm condições de pagar pela castração e esse projeto do Governo do Estado, vai beneficiar cidades da região, incluindo Três Rios. Esta foi uma das primeiras reivindicações que fiz como vereadora, porque já conhecia este projeto, mas ele nunca chegou aqui. Hoje me sinto imensamente feliz e orgulhosa, por ter acreditado sempre que isso seria possível e por ter conseguido para o nosso município algo de suma importância”, resumiu a vereadora trirriense Ana Carolina Motta Junqueira (Carol Patinha Amiga), que luta pela causa antes mesmo de ocupar uma cadeira na casa legislativa trirriense.

O secretário de Agricultura do município, José Schmitz, lembrou da importante parceria entre os entes federativos.

“Temos que agradecer ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, e ao superintendente de Relações Institucionais da SEAPPPA, Tiago Martins. Também agradeço, claro, ao Prefeito Joa, que não mediu esforços e abriu as portas do Governo para que conseguíssemos essa parceria”.

Vale destacar que os procedimentos serão realizados em clínicas particulares veterinárias credenciadas pelo Estado. Em Três Rios, a selecionada para realizar a castração foi a MedVet, localizada na Av. Condessa do Rio Novo, número 1111.


Os agendamentos

Os agendamentos serão realizados presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que funciona na Casa de Cultura, na Praça São Sebastião, 224. Os registros poderão ser feitos a partir desta quarta-feira (1º), das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados deverão levar os seguintes documentos: CPF; RG; Comprovante de Residência. Caso o animal esteja cumprindo todos os requisitos, a data da cirurgia será marcada.


Regras

Os protetores de animais poderão cadastrar até 8 (oito) animais por mês. Para obter as vagas com a classificação de protetor formal, será necessária a apresentação dos documentos: identidade com foto; comprovante de residência; declaração de um médico veterinário que reconheça o trabalho como protetor; documentos que comprovem a prática de protetor; dados sobre o local de acolhimento dos animais; número de telefone para contato.

O programa também contemplará os moradores do município com uma castração por mês, para cada CPF cadastrado.

Mais informações sobre cadastro e castrações também pelo telefone (24) 98801-6998 ou através do site RJ PET:https://rjpet.com.br/cadastrar

Fonte: Ascom Segov/ Com informações da Secom PMTR e Assessoria CVMTR
Foto: Divulgação
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem