Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos acontece em Miguel Pereira

A campanha de multivacinação acontece de 1º a 29 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Nesta estratégia, reforça-se a necessidade dos estados e municípios empreenderem todos os esforços para vacinar contra o sarampo as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquema incompleto, considerando a situação epidemiológica da doença no país.

O Ministério da Saúde (MS), realiza ações de multivacinação desde os anos de 1980, no entanto a campanha exclusiva para multivacinação passou a ocorrer a partir de 2012, com o intuito de reduzir o número de oportunidades perdidas de vacinação.

Desta forma, destaca-se a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes durante o período da campanha.

Quem comparecer às salas de vacinação terá o histórico vacinal avaliado e poderá receber, em uma única visita, todas as vacinas previstas no calendário de rotina.

Para minimizar o risco de transmissão de covid-19 durante o processo, serão adotadas medidas de distanciamento social, e controle de público de acordo com o ambiente. 

Comunicação PMMP
Imagem: Comunicação PMMPfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem