Os testes de antígeno são indicados para pessoas com sintomas ou suspeitas da doença e devem ser realizados já a partir do primeiro dia de sintomas.
Como funciona o teste?
Amostras de swab (cotonete) de nasofaringe são colhidas e permite que o resultado seja conhecido em apenas 15 minutos. A sensibilidade do exame, em relação aos demais, é de 90%.
Outras possibilidades
Além do teste antígeno, o Centro de Triagem também trabalha com o swab Nasal RT-PCR (secreção respiratória) e o teste rápido para sorologia (amostra de sangue) Igm e Igg.
A Secretaria de Saúde também realiza exames complementares no enfrentamento ao coronavírus, como a gasometria arterial, em quadro mais críticos, e a tomografia de tórax.
O teste antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, especialmente em pessoas assintomáticas com cargas virais baixas. Mas em pacientes com carga viral elevada, geralmente na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, do 5º ao 7º dia da doença, a sensibilidade é superior a 90%.
Secom PMTR
Imagem ilustrativafull-width
Postar um comentário