Oxum




O orixá Oxum, no sincretismo, é N Sra. da Conceição.

Homenageada no dia 08 de dezembro, tem nos rios, que são as águas mais mansas, e nas cachoeiras o seu ambiente vibracional. Sábado é o seu dia na semana.

NSra. Aparecida, a padroeira do Brasil, homenageada no dia 12 de outubro, também é uma representação da Oxum, no sincretismo. Esta relação da Santa com o orixá dá-se pelo fato da sua imagem ter sido encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores que moravam no Vale do Paraíba, em São Paulo. Estes pescadores, primeiro, encontraram o corpo da imagem, e quando encontraram a cabeça logo identificaram que se tratava da N Sra. da Conceição, porém negra. Daí ela passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Em Aparecida do Norte, no interior do estado de São Paulo, foi construído o Santuário Nacional de Aparecida. A Basílica sempre recebeu muitos romeiros que, antes da pandemia, se dirigiam até o Santuário para cumprirem as suas promessas no dia dedicada a ela, bem como féis de várias partes do país, durante todo o ano, como turismo religioso, que se organizam para visitaremo Santuário.

Na umbanda, a cor que representa a Oxum é o azul claro, a mesma de Iemanjá dado que o azul claro é a cor que, misticamente, simboliza as águas.

Na coluna anterior, abordei o Orixá Iemanjá e a sua relação com a maternidade. Oxum sendo o orixá do amor, a sua relação com a maternidade dá-se, inicialmente, no processo da concepção, quando o amor carnal atuaem favor do fruto da relação entre pessoas que se amam. O sexo é a consagração do sentimento que as une.

Considerando que Oxum é o orixá que rege a concepção do fruto do amor, ela também tem o papel de cuidar para que este fruto venha ao mundo. Logo, Oxum é a protetora dos obstetras. Esta é a diferença na relação com a maternidade, entre Iemanjá e Oxum. Iemanjá está ligada aos cuidados e a educação das crianças. Oxum está ligada à fertilidade. Da fecundaçãoao nascimento.

As pessoas cuja a mãe de cabeça, a mãe espiritual, é Oxum, em geral, também são pessoas muito calmas. São extremamente focadas naquilo que determinam como objetivo.Traçam estratégias bem elaboradas e são bastante detalhistas.

Por natureza, são pessoas diplomáticas que buscam conduzir as suas relações dentro de uma rotina de harmonia e entendimento. Transmitem tranquilidade e confiança.

Por terem o orixá do amor no comando da sua coroa espiritual, os filhos da Oxum não encontram muita dificuldade no campo amoroso. Dificilmente, após o término de uma relação, ficam muito tempo sem encontrar um novo afeto. Não costuma faltar “sorte” no amor para os filhos de Oxum.

Mesmo quando traídos, seja afetivamente, profissionalmente ou por alguém do seu ciclo de amizade, não guardam mágoas e não se vingam, como os filhos de Iemanjá, mas ignoram a pessoa para sempre. É como se ela não mais existisse no mundo.

Os filhos de cabeça da Oxum são vaidosos, gostam de cuidar da beleza e de estarem sempre bem apresentados. Gostam de perfumes, joias e roupas de boa qualidade.

São extremamente intuitivos. Um tanto individualistas e muito discretos com a vida pessoal.

Uma dica para todos, independentemente do orixá de cabeça:

Nos momentos de aflição, no banho, feche os olhos e mentalize que água do chuveiro é uma linda cachoeira refletindo os raios do sol - a conexão com o divino começa na mente - deixe-se energizar. Deixe as águas da Oxum te acalmar.

Ora YêYê Ô!


P.S.: os interessados em obter, gratuitamente, a análise da sua coroa espiritual, enviem a data, a hora e o local nascimento, via DM, no Instagram @gracaleal10.



Por Graça Leal

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem