Ogum






Ogum, no sincretismo, é São Jorge. Nascido na antiga região da Capadócia, hoje incorporada à Turquia, o soldado romano Jorge não acatou a ordem do imperador Diocleciano para perseguir e exterminar os cristãos. Lutou contra esta decisão, enfrentando o imperador. Por não ter renegado a sua fé em Cristo, foi cruelmente morto, sob tortura e degola, no dia 23 de abril de 303. Morreu como mártir e tornou-se São Jorge, o Santo Guerreiro.

 

Vale ressaltar que, na Bahia, São Jorge é associado à Oxóssi.

Na umbanda, o vermelho é a sua cor representativa. O seu dia da semana é a terça-feira.

Sendo, Ogum, o senhor dos caminhos, o seu ambiente vibracional são todos os espaços onde houver um caminho ou representar um caminho. Seja por terra, pelo mar, pelo ar, matas ou no orum a energia de Ogum estará presente.

Ogum é o orixá da ação. Qualquer lugar é lugar para Ogum se manifestar e atuar em alguma “missão” a fim de atender as necessidades espirituais ou materiais dos seus devotos.

Para afastar os inimigos, executar a justiça ou ajudar no enfrentamento de uma dura batalha Ogum, através da sua energia, é invocado,dada a sua força e poder.

Conhecido como o cavaleiro de Aruanda, bem como o general da umbanda, Ogum representa a lei e a ordem. É o cumpridor da justiça de Xangô.

As características dos filhos de cabeça de Ogum são muito marcantes. Francos e diretos. Impulsivos e impacientes. Desaforados e um tanto autoritários. São dotados de uma sinceridade que, por vezes, pode magoar. Estão sempre envolvidos com várias atividades ao mesmo tempo. Não gostam de ficar parados ou exercerem tarefas que exijam que se mantenham sempre no mesmo lugar ou fazendo a mesma coisa por muito tempo.

Destemidos e seguros.Enfrentam os desafios com muita ousadia e determinação. Não raramente se encontram em situações de embate.

Comunicativos, observadores e muito desconfiados. Não é tarefa fácil conquistar a confiança dos filhos de Ogum. Contudo, quando amigos, são sinceros, confiáveis e de uma rara cumplicidade.

Os filhos de cabeça de Ogum, por estarem sempre no agito do movimento, envolvidos em ações as quais exigem deles entrega e comprometimento, são meio dispersos no quesito afetivo e demoram a perceber o interesse do outro por eles, bem como o clima de atração.Também são muito seletivos. Se relacionam com todos de forma simpática, porém com um certo distanciamento. São de poucos próximos amigos, e reservados na sua vida particular. Contudo, quando tomados pelo amor, se entregam intensamente e surpreendem com o seu lado romântico. São envolventes, carinhosos e criativos.

Como já foi abordado em colunas anteriores, a intensidade com que as características dos filhos de um orixá interferem no seu comportamento está diretamente ligada às características dos demais orixás que compõem a coroa espiritual do indivíduo uma vez que outros aspectos, igualmente significativos, atuando de forma paralela, podem ajudar a equilibrar, minimizar ou potencializar o seu efeito na personalidade, consequentemente na forma das pessoas se posicionarem e reagirem frente as demandas do meio.

P.S.: até o dia 31/05/21, estarei atendendo aos interessados em obter, gratuitamente, a análise da sua coroa espiritual. Basta enviar a data, a hora e o local de nascimento, via DM, pelo Instagram @gracaleal10. Algumas análises já foram feitas e o sigilo é garantido. As informações não serão usadas para publicidade.

Que, no dia a dia, Ogum nos proteja e nos direcione rumo às vitórias pessoais, todavia não podemos esquecer da parte que nos cabe que é, além da fé, fazermos por merecê-las.

Por Graça Leal  

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem