Conhecendo a Umbanda (Final)




Considerando que os Orixás são a representação das energias da natureza, consequentemente cada ambiente da natureza é representado por um Orixá. Porém, fazendo parte do culto da Umbanda, são onze os Orixás que estão mais incorporados à prática ritualística tradicional, e que são referência na doutrina desta religião que sabemos, considerando as regras no ato da sua criação, com o passar do Tempo, foi agregando novas entidades ao seu rito, bem como absorvendo outros Orixás, enriquecendo o seu culto e ampliando as fontes de energias divinas a fim de atender as necessidades espirituais dos seus simpatizantes e praticantes.

São eles: Oxalá, Exu, Iemanjá, Ogum, Oxum, Xangô, Iansã, Oxóssi, Obaluaê, Nanã,Ibeji.

Contudo, a natureza é um universo de espaços. Cada cantinho, cada movimento. Cada segmento tem o seu representante. Dentro de um contexto espiritual, como representantes destes espaços, existem muitos outros Orixás que, embora também tenham,levando em conta o sincretismo, o seu Santo correspondente, não são cultuados pela Umbanda,porém não estão de fora do culto das religiões de matriz africana como, por exemplo, o Candomblé.

Abordarei, nas próximas colunas,cada Orixá cultuado na Umbanda, bem como alguns dos demais Orixás que, no culto do Candomblé, também são reverenciados e invocados em rituais que demandam a energia atribuída a eles para que possam atender espiritualmente a todos queempenham a sua fé na religião a fim de que as energias, forças da Natureza, ajam em seu favor.

Leitores, já que me antecipei sobre os temas que serão abordados nas futuras colunas, sugiro que já comecem a refletir sobre o conteúdo que está por vir considerando que a Natureza não se limita ao mar, as matas, aos raios, aos trovões, aos rios, aos ventos, às pedreiras. Levem em conta, por exemplo, que meio ao verde das matas também podemos encontrar as folhas que curam. Plantas que servem de remédio quando preparadas em forma de chás, por exemplo, ou de princípio ativo para fármacos. Ervas que tratam e salvam os nativos da região, como os índios, e despertam o interesse dos biólogos e cientistas pelo mundo à fora quando o seu efeito é comprovado como remédio usado por estes nativos ou por terem potencial de êxito dada algumas observâncias na sua atuação no organismo vivo. Logo, é uma outra energia que vibra no planeta Terra defundamentalimportância na vida da humanidade.

A Umbanda é fraternidade. A Umbanda é caridade. A Umbanda é luz.

Para encerrar esta sequência de colunas cujo o objetivo foi compartilhar, resumidamente, conteúdos que esclarecessem como a Umbanda surgiu, pois seguirei com temas mais específicos e voltados para as energias que explicam e sustentam a pratica da religião - os Orixás e as Entidades que incorporam em seus médiuns- incluo nesta colunaa letrado hino da Umbanda. Uma obra do compositor português, nascido em Monção, que veio para o Brasilem 1929 e residiu em São Paulo -José Manoel Alves.



Hino da Umbanda



Refletiu a luz divina

Com todo seu esplendor

É do reino de Oxalá

Onde há paz e amor

Luz que refletiu na terra

Luz que refletiu no mar

Luz que veio de Aruanda

Para tudo iluminar

Umbanda é paz e amor

Um mundo cheio de luz

É força que nos dá vida

Eà grandeza nos conduz

Avante filhos de fé,

Como a nossa lei não há,

Levando ao mundo inteiro

A Bandeira de Oxalá!



Luz para o mundo. Muita Luz no caminho dos encarnados.

Instagram: gracaleal10

Por Graça Leal

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