Tremor de magnitude 2.1 é registrado na região de Juiz de Fora e é sentido por moradores

 


A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), em parceria com o Centro de Sismologia da USP, registrou na manhã deste sábado (21), às 8h24, um tremor de terra na região de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O evento teve magnitude 2.1.

De acordo com a RSBR, há diversos relatos de moradores que afirmaram ter sentido o tremor. O fenômeno foi detectado por estações sismográficas localizadas entre 70 quilômetros, em Vassouras (RJ), e 180 quilômetros, em Bom Sucesso (MG), em relação ao epicentro estimado.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, da USP, devido à distância das estações em relação ao ponto exato do registro, não é possível descartar que o sinal detectado seja resultado de um desmonte de rocha em área de mineração, atividade que pode gerar registros semelhantes aos de pequenos abalos naturais.

Especialistas destacam que tremores de baixa magnitude como este são relativamente comuns no Brasil, ocorrendo semanalmente em diferentes regiões do país. Apesar do susto que podem causar, eventos dessa intensidade raramente provocam danos estruturais.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem