Agora

    Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

    Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro


    Agência Brasil

    O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será reajustado dos atuais R$ 1.518 para R$ 1.621, um aumento de R$ 103, um reajuste de 6,79%.

    O valor foi confirmado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em outubro e acumula 4,18% em 12 meses.

    O reajuste do salário mínimo será aplicado a partir de janeiro de 2026, com efeito no salário que o trabalhador recebe em fevereiro.



    Entenda

    A regra do reajuste do salário mínimo determina que o valor tenha duas correções: uma pelo INPC de 12 meses acumulado até novembro do ano anterior, ou seja, 4,18%, e outra pelo crescimento da economia de 2 anos.

    No dia 4, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou os dados do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) de 2024, confirmando expansão em 3,4%.

    No entanto, o arcabouço fiscal, mecanismo que controla a evolução dos gastos públicos, determina que o ganho acima da inflação seja limitado a um intervalo de 0,6% a 2,5%.

    Pela regra, o salário mínimo de 2026 seria R$ 1.620,99 e, com o arredondamento previsto em lei, passa para R$ 1.621, reajuste de 6,79%.



    Revisão

    Os resultados dos índices farão o governo revisar cálculos para as contas públicas no ano que vem, já que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, aprovado pelo Congresso Nacional, estimava o salário mínimo em R$ 1.627, um reajuste de 7,18%.

    Comentar

    Postagem Anterior Próxima Postagem

    Imagem padrão

    Colunistas

    fotos: sim # Uma linha por colunista: marcador(es) da coluna = Nome que aparece | link da foto (opcional) | mini-bio (opcional) # Para esconder todas as fotos troque a 1ª linha por: fotos: não Coluna Bárbara Caldas = Bárbara Caldas | | Coluna Casa Plena = Casa Plena | | Coluna do CREF = CREF | | Coluna Daniele Antunes = Daniele Antunes | | Coluna Daniele Barizon = Daniele Barizon | | Coluna Dr Wiliam Machado = Dr Wiliam Machado | | Coluna Edgar Antunes = Edgar Antunes | | Coluna Graça Leal = Graça Leal | | Coluna Graça Terra = Graça Terra | | Coluna Izabel Daud = Izabel Daud | | Coluna Jhean Carlos Garcia, Coluna Jhean Garcia, Coluna Jhean Carlos = Jhean Carlos Garcia | | Coluna José Roberto Padilha = José Roberto Padilha | | Coluna Logosofia = Logosofia | | Coluna Luana Lazarini = Luana Lazarini | | Coluna Padre Medoro = Padre Medoro | | Coluna Patrícia Tavares, Coluna Patrícia Taveres = Patrícia Tavares | | Coluna Suzane Ferreira = Suzane Ferreira | | Coluna Tiago Tavares = Tiago Tavares | | Coluna Vera Alves - Cultura Centro-Sul = Vera Alves | | Coluna Ziriguidum, Coluna Z|iriguidum, ColunaZiriguidum = Ziriguidum | |