Sistema que usa Inteligência Artificial tem objetivo de reduzir faltas, que chegam a 36% dos agendamentos para consultas e exames
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro começou a usar o serviço de Whatsapp para comunicar os agendamentos de consultas, exames e procedimentos regulados pelo Complexo Estadual de Regulação (CER). A medida é mais uma estratégia da SES-RJ para auxiliar os municípios na comunicação com os pacientes e reduzir as ausências. O contato via WhatsApp é feito pela assistente virtual Serena, criada para aperfeiçoar a regulação médica no estado com uso da inteligência artificial, pelo número +55 21 99774-9550.
O usuário recebe quatro mensagens: no momento da inserção do paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER), na data em que o agendamento é feito, 10 dias antes da marcação e três dias antes da realização da consulta, exame ou procedimento. Vale destacar que são disparados lembretes e orientações para cada agendamento. Nunca serão solicitadas informações pessoais dos usuários do SUS.
“Essa é uma estratégia fundamental para reduzir as faltas aos agendamentos. Muitos pacientes não comparecem aos horários marcados. Outros, chegam sem o devido preparo para exames e precisam ser remarcados. De cada 100 agendamentos, 36 são desperdiçados, e isso atrasa a espera de quem precisa de atendimento no SUS. Quando receber a mensagem no WhatsApp, pode confiar! É a Serena entrando em contato com todas as informações que você precisa para não perder a sua marcação”, explica Kitty Crawford, superintendente de Regulação do Estado.
No ano passado, o absenteísmo para os procedimentos agendados pelo CER chegou a 43%. Com a ajuda da Serena, a SES-RJ já conseguiu reduzir em pelo menos 16% as faltas às consultas e exames, otimizando os processos de regulação de pacientes e fazendo a fila andar com mais rapidez. A ferramenta ajuda na organização prévia dos agendamentos, faz o resumo do quadro clínico e dos exames dos pacientes e explica como navegar no painel público do SER. Diariamente, o sistema encaminha em média 3.000 pacientes para hospitais de todo o estado.
Em agosto deste ano, a SES-RJ criou a campanha “Atualizaê!”, que convoca pacientes a atualizarem seus dados no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde. O foco é corrigir informações de contato, principalmente telefones, facilitando a comunicação sobre agendamentos realizados pelo SER.
O papel do Estado na regulação de pacientes
Há 25 anos, o Complexo Estadual de Regulação ordena o acesso a consultas, exames, procedimentos médicos e as transferências hospitalares de alta complexidade. Os pacientes são inseridos pelos municípios, ou unidades de origem, no Sistema Estadual de Regulação que encontra nas unidades executantes a vaga ideal para cada caso. Ascom SES-RJ


Postar um comentário