
Redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), divulgou uma nota de orientação para intensificar o combate à adulteração de bebidas alcoólicas com metanol, prática que representa grave risco à saúde.
O documento direciona o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), em especial os Procons, a ampliar ações de prevenção e fiscalização, com atenção inicial ao estado de São Paulo. A medida inclui o apoio às vigilâncias sanitárias e órgãos de saúde na identificação de locais e fornecedores suspeitos.
Entre as recomendações aos bares, restaurantes, distribuidores e plataformas de e-commerce estão a compra apenas de fornecedores regulares, conferência rigorosa de notas fiscais, dupla checagem no recebimento de mercadorias, controle de acesso a estoques e atenção a sinais de adulteração, como rótulos irregulares, embalagens defeituosas ou odor de solvente.
Em caso de suspeita, a orientação é suspender a venda, isolar o lote e acionar imediatamente as autoridades. Denúncias e informações devem ser enviadas ao canal oficial da Senacon (senacon.ri@mj.gov.br).
Segundo o secretário nacional do Consumidor, Paulo Pereira, o objetivo é reforçar a proteção da população e coibir a atuação de falsificadores: “O mais importante é localizar estabelecimentos de risco e garantir que o sistema de saúde esteja preparado para agir rapidamente”. Com informações da Ass. do Gov. Federal
Imagem: GettyImages
Postar um comentário