Bandas trirrienses participam do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro 2025



Banda Promarc 2025


Redação


Nos dias 11 e 12 de outubro, o município de Silva Jardim (RJ) sediará o 5º Concurso de Bandas e Fanfarras, etapa final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro 2025. O evento reunirá cerca de 30 corporações musicais de diversas regiões do estado, com apoio da Prefeitura de Silva Jardim, Secretarias de Turismo e Educação, Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ) e Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).

O município de Três Rios e região estarão representados por importantes grupos musicais que têm se destacado na cena estadual: Banda Promarc, Corporação Musical Condessa do Rio Novo e Associação Cultural Eu Não Espero Acontecer.


Banda Promarc estreia em nova categoria


A Banda Promarc, do Colégio Estadual Ciep Marcos Costa Reis Dutra (Formiguinha), participará do campeonato estreando na categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Juvenil.

Em 2024, o grupo conquistou três primeiros lugares: na categoria infantojuvenil, em Regente Mor e em Pavilhão Nacional. Fundada em 2014, a banda desenvolve um projeto de formação musical e coreográfica voltado a jovens e adolescentes, com foco em inclusão e desenvolvimento artístico. Atualmente, conta com 62 integrantes e já participou do projeto “Escola que Transforma”, da SEEDUC-RJ.

A banda se apresenta no domingo (12), às 13h.



Condessa do Rio Novo disputa a categoria mais concorrida


Corporação Musical Condessa do Rio Novo no Estadual 2025


A Corporação Musical Condessa do Rio Novo, do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, competirá na categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior, uma das mais disputadas do campeonato.

O grupo é Vice-Campeão Estadual e Nacional de 2024 e detentor da Maior Pontuação da Categoria em 2023. Criada em 2007, a corporação atua na formação musical e cidadã de 75 jovens músicos, sob a direção das professoras Patrícia Rabello e Rosimar Maria, do maestro Leandro Meirelles, do diretor musical Rômulo Gomes e do coordenador Flávio Dias.


Associação Eu Não Espero Acontecer (Enea) celebra 10 anos de atividades


Associação Cultural Eu Não Espero Acontecer celebra 10 anos de atividades


A Associação Cultural Eu Não Espero Acontecer, que completou 10 anos em 1º de outubro, representará Três Rios, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto na final estadual.

O grupo competirá em três categorias:

Big Band Jazz (Juvenil) – categoria estreante no estado;

Banda Musical de Concerto (Infanto-Juvenil) – atual campeã estadual e brasileira;

Banda Musical de Marcha (Juvenil) – tradicional e energética formação.

Sob a direção musical do maestro Marcos Doffini e presidência de Carina Hiat, a associação reforça sua atuação na difusão da música e no fortalecimento da cultura regional.

A banda Enea se apresenta no sábado (11), às 8h, 9h05 e 13h.


Celebração da música e da cidadania

O Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro é reconhecido como um dos principais eventos do calendário musical estudantil fluminense. Mais do que uma competição, é um encontro que valoriza o talento, a disciplina e o trabalho coletivo de jovens músicos, educadores e maestros que transformam a arte em instrumento de cidadania e orgulho cultural.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem