
Redação
Uma iniciativa que nasceu de forma espontânea, apartidária e sem fins lucrativos está movimentando os municípios da Região Centro-Sul Fluminense: é a Rede de Agentes de Desenvolvimento, formada por representantes das prefeituras e por demais representantes locais que se uniram com um objetivo claro — identificar oportunidades e propor ações para impulsionar o desenvolvimento local e regional.
Com apoio do Sebrae/RJ, a Rede articula projetos estratégicos voltados ao fortalecimento da economia, à valorização do empreendedorismo e à integração das cidades. Entre os avanços estão iniciativas como consórcios intermunicipais, programas de apoio a pequenos negócios, implantação de sistemas de gestão compartilhados e ações conjuntas de formação para servidores.
A atuação dos Agentes vai além dos gabinetes. Eles são o elo direto entre o poder público, os empreendedores e a população, conectando as necessidades locais com soluções práticas e políticas públicas mais eficientes.
Especialistas afirmam que o sucesso da Rede depende da formação contínua dos Agentes, que precisam estar preparados para liderar transformações, dialogar com diferentes setores e articular projetos com foco no desenvolvimento territorial sustentável.
Ao promover cooperação entre os municípios, a Rede de Agentes de Desenvolvimento reforça um ponto-chave para o futuro da região: desenvolver cada cidade, para fortalecer o território.
Postar um comentário