
Você já parou para pensar que tudo em você e ao seu redor envolve trabalho, produção e uma sequência? Pense bem: seu corpo trabalha 24h por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano para que você possa existir e fazer coisas, como ler este artigo. Tudo o que você consome é produto e/ou serviço. Já imaginou se você e todas as pessoas no mundo não seguissem uma rotina e não produzissem?
É verdade que nem sempre existe uma produção com bom planejamento, gestão ou com critérios de qualidade, segurança, meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade social, principalmente em organizações menos desenvolvidas e comprometidas. Mas sabemos que o barato costuma sair caro e que a sujeira, por vezes varrida para debaixo do tapete, costuma ter que ser limpa com maior desgaste algum dia.
Em algum momento, alguém precisa acabar fazendo o trabalho correto para aquilo que foi feito de forma meia boca, no “modo mais ou menos”. Isso gera uma série de prejuízos, desgastes, perda de tempo, energia, dinheiro, status, credibilidade e retrabalhos, quando não encerra ciclos.
Organizações que não se empenham em evitar desperdícios, otimizar os lucros e investir em áreas de suma importância com “visão holística e integrada”, compreendendo que as diferentes áreas são como órgãos de um corpo — em que, quando uma área sangra, o corpo todo perde e sofre — tendem a ficar para trás em relação àquelas que se atualizam de forma contínua. Além disso, não usufruem do melhor que podem oferecer e, ao não perceberem que perdem no curto, médio e longo prazo, acabam por fechar as portas ou sobreviver de forma desorganizada e desequilibrada.
Ao meu ver, perfeição só a divina; o restante é perfectível, pois pode melhorar a cada dia, a cada momento. Isso nos lembra que não buscar por melhorias acaba sendo um grande desperdício. Sabemos que uma organização que não possui compromisso com a organização acaba alimentando gargalos poderosos e vivendo cenários desastrosos.
A boa notícia é que existem meios e métodos muito produtivos que contribuem de forma significativa em relação a tudo isso.
A integração do planejamento estratégico, da produção e da gestão aos princípios de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social (QSMSRS) fortalece a sustentabilidade e a competitividade das organizações, garantindo eficiência, cumprimento legal, redução de riscos e desperdícios, além de gerar valor social e favorecer um crescimento contínuo, ético e responsável.
Em tal cenário compensa lembrar que: organizar é mais do que ordenar contextos. É escrever melhor os textos, dar sentido, coerência e direção. É construir, todos os dias, um caminho onde cada pessoa e processo produtivo importam, cada gesto conta, e cada resultado vale a pena.
“Organizar é dar sentido, coerência e direção”.
“O segredo dos milagres reside nos detalhes”.
“Qualquer pirâmide com a base frágil tende a ruir em determinado momento”.
"Se você acredita que você, a sua empresa, a empresa/instituição onde trabalha ou alguma outra pode melhorar de forma mais significativa, mantenha essa ponte de conhecimento aberta e entre em contato!"
Não seja Mediano ou Mais para Menos! Seja Mais para Mais!
integramaisso@gmail.com @integramaissolucoes @jheangarciaoficial
Até o próximo artigo!
Seja forte corajoso. Não se apavore nem desanime.
Postar um comentário