Governo do Rio lança Observatório do Feminicídio com dados inéditos sobre violência contra mulheres



Redação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta quarta-feira (20) a plataforma digital do Observatório do Feminicídio, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher. A iniciativa integra dados de saúde, segurança e justiça para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

O portal reúne seis painéis interativos e traz, pela primeira vez, informações consolidadas de diferentes órgãos. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2025 já foram registradas 42.152 notificações de violência, sendo 73,5% das vítimas mulheres. A média diária é de 139 casos, 6% a menos que em 2024. A violência física é a mais recorrente, e o estupro, o tipo mais comum de violência sexual. Em 42% das notificações, houve reincidência.

De janeiro a julho deste ano, o Instituto de Segurança Pública contabilizou 53 feminicídios, 12 a menos que no mesmo período de 2024. Já o Tribunal de Justiça concedeu 23.440 medidas protetivas e registrou 3.032 prisões no primeiro semestre.

A rede de proteção inclui a Patrulha Maria da Penha, com mais de 336 mil atendimentos, o aplicativo Rede Mulher, centros de atendimento psicológico, jurídico e social (CEAMs e CIAMs), além de abrigo sigiloso para mulheres em risco. Em 2024, as três unidades da Secretaria da Mulher realizaram mais de 11 mil atendimentos.

O Observatório foi desenvolvido com apoio da UFRJ, ISP, TJ-RJ, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Comissão da Alerj, e recebeu investimento de R$ 2,4 milhões. Além da plataforma, foram lançados uma cartilha informativa e um curso de capacitação para agentes de segurança.

As informações completas estão disponíveis em: www.observatoriofeminicidiorj.com.br.

Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Imagem: Divulgação




Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem