
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, primeira da história de Paraíba do Sul, já está em funcionamento, recebendo e tratando esgoto de parte da população do município. A unidade tem capacidade para tratar até 2,5 milhões de litros de esgoto por dia, com previsão de ampliação para os próximos anos. As redes que levam os resíduos para a ETE foram concluídas em ruas dos bairros Centro, Lava-pés, Parque Morone e Portal do Sol, sendo instaladas também em outros pontos da cidade.
“Cerca de 1,5 milhão de litros de esgoto deixam de ser despejados por dia no Rio Paraíba do Sul desde o início da operação da ETE Centro, em julho de 2025. Um grande avanço para a cidade e que reflete em inúmeros benefícios”, destaca o diretor da Águas da Condessa, João Henrique Tebyriça de Sá.
O projeto, que combina sustentabilidade, eficiência e inovação, conta com uma estrutura verticalizada e totalmente automatizada, ocupando uma área 75% menor do que estações convencionais. Essa concepção moderna permite reduzir impactos ambientais, otimizar recursos e garantir mais efetividade no processo de tratamento. A ETE representa um marco para a saúde pública e a preservação ambiental da região.
“Até 2029 temos o projeto de construir mais um módulo que vai dobrar a capacidade de tratamento da unidade, chegando a cinco milhões de litros por dia, para atender aos 40 mil habitantes da cidade”, afirma a gerente de engenharia da Águas da Condessa, Alessandra Nunes. Assessoria Águas da Condessa

Postar um comentário