
No dia 9 de agosto, Areal viveu um momento histórico ao realizar, pela primeira vez, a Conferência Livre de Mulheres, reunindo 65 participantes em um encontro marcado por emoção, trocas de experiências e ações simbólicas de resistência e empoderamento.
Organizado pelo Bloco Só Dá Elas e pelo Coletivo de Mulheres Escuta e Ação (CMEA), o evento integrou a etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. Ao longo do dia, foram promovidos debates sobre temas essenciais como corpo, ancestralidade, território,representatividade, prevenção à violência e acesso a políticas públicas.

Entre os momentos mais marcantes esteve a caminhada pelas ruas da cidade, quando as participantes entoaram palavras de ordem que ecoaram força e união. A programação também contou com rodas de conversa,vivências corporais, dinâmicas de autoconhecimento e a construção coletiva de propostas para fortalecer a atuação feminina em diferentes espaços.
Para Priscila Vilela, organizadora do Bloco Só Dá Elas e proponente da conferência, o resultado superou as expectativas."Foi épico. Conseguimos reunir mulheres de diferentes idades, histórias e contextos para pensar juntas soluções, curar feridas e fortalecer laços. Saímos mais unidas e conscientes do nosso poder.”, disse.

A realização só foi possível graças à união de mulheres comprometidas com a causa, como Priscila Vilela, Vanessa Maciel e Saskia Maciel (BlocoSó Dá Elas), e Gabriela Arruda e Jadna Rodrigues (Coletivo CMEA).

A 1ª Conferência Livre de Mulheres de Areal mostrou que a transformação começa no diálogo, mas se fortalece quando se transforma em ação coletiva. O que foi vivido neste dia representa apenas o início de uma caminhada que segue firme e vibrante pela igualdade e pelo respeito. Ascom PMA

Postar um comentário