Autarquia comemorou a data com a entrega de certificação internacional pelo uso de energia renovável

No último dia 26, o Saaetri completou 58 anos de fundação. Para comemorar a data, foi realizada a cerimônia de entrega de dois certificados pelo uso de energia renovável nos sistemas de tratamento e abastecimento de água de Três Rios, sendo um deles de nível internacional. O evento aconteceu na agência central da autarquia na noite desta segunda-feira (30).
Em todo o ano passado, o uso de fontes de energia alternativa gerou para o Saaetri uma economia de R$ 1.752.571,00 em energia elétrica e uma redução média de 45% em relação ao mercado convencional. O valor pode ser aplicado em melhorias nas estações de tratamento, aquisição de novos equipamentos e remodelação das redes de água e esgoto. Além do montante economizado, o Saaetri deixou de lançar na atmosfera 247,286 toneladas de CO2 causadores do efeito estufa. Para reter essa quantidade de poluentes, seria preciso plantar o equivalente a 1.780 árvores.
Os números fizeram com que a autarquia fosse reconhecida internacionalmente com mais uma certificação. O documento declara que foram gerados 4.569.581.000 MWh de eletricidade a partir de fontes renováveis em 2024.
“O Saaetri vem buscando as melhores práticas no que tange aos serviços de saneamento. Encontramos uma maneira eficiente e sustentável de aplicar nossos recursos em grandes projetos e investir em infraestrutura. Mas ninguém faz nada sozinho. Temos uma equipe integrada e dedicada que trabalha diuturnamente para levar água de qualidade a toda população”, disse o diretor do Saaetri Jean Silveira.
Vale destacar que a utilização de fontes renováveis é feita por meio do chamado mercado livre de energia. Tratam-se de energias alternativas, de baixo impacto ambiental, como energias solar, eólica, biomassa e aquelas advindas das pequenas centrais hidrelétricas. As economias financeira e ambiental são geradas a partir de políticas públicas e programas de incentivo, que oferecem um desconto associado ao consumo na tarifa de distribuição. Assessoria Saaetri
Imagem: Divulgação Ass. Saaetri
Postar um comentário