Professoras aposentadas de Três Rios se unem em rede de apoio, afeto e resistência

As professoras aposentadas Valéria, Vera, Sônia Joyce, Marinete, Darlene Neuza e Rosangela protagonizaram a iniciativa

Redação

Em um gesto de força, memória e pertencimento, um grupo de professoras aposentadas da rede pública municipal de Três Rios tem feito ecoar uma voz há tempos silenciada. Criado a partir de uma iniciativa espontânea e solidária, o grupo nasceu da dor do esquecimento institucional, mas rapidamente se transformou em um espaço de resistência, acolhimento e luta por dignidade. “Juntamente com outras amigas aposentadas criamos um grupo de valorização profissional pós-aposentadoria para que haja reconhecimento e informação que nunca acontece”, destaca a professor aposentada Valéria Gomes do Carmo.

A partir de conversas no WhatsApp, o que era apenas uma troca de mensagens entre colegas ganhou corpo e propósito. Com o tempo, surgiu a Comissão das Aposentadas da Prefeitura Municipal de Três Rios (PMTR), que, mesmo sem apoio oficial do poder público, organizou de forma independente o 2º Encontro das Professoras Aposentadas — um momento de reencontro, afeto e valorização de trajetórias que ajudaram a construir a educação municipal.



Nesta edição, o grupo contou com o apoio fundamental do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Rios, que possibilitou a discussão de temas essenciais como a revisão de aposentadorias, defesa de direitos adquiridos, assessoria jurídica e o fortalecimento de uma rede de parcerias e convênios voltados à qualidade de vida dessas educadoras.

Mais do que um evento, o encontro reafirmou que a aposentadoria não apaga histórias — ao contrário, ilumina novos caminhos de luta. A emoção foi o tom dominante do dia, como expressou a professora Zara Costa:

“Foi com muito prazer e alegria que ontem participei do segundo encontro dos Professores aposentados do Município de Três Rios. Muitas emoções ao encontrar amigas que vestiram a camisa da Educação. Hoje vendo frutos. Agradeço a toda equipe que está proporcionando esses encontros. Já estou ansiosa para o próximo. Muito obrigada a todas.”

O sentimento de pertencimento também foi destacado pela professora Susana Mariana Gorges:

“Celebrar momentos com muito afeto. É assim que me sinto a cada encontro promovido. Voltamos a nos sentir parte do todo. A jornada continua. Rever colegas de trabalho que não via há tanto tempo dá vida, dá frescor. E principalmente, certeza do merecimento. Parabéns a essa equipe maravilhosa, que proporciona esse espaço de emoções diversas, informações e troca de ideias.”



Para a professora Aglacy Maria da Costa Pereira Barboza, o grupo mantém viva a missão de educar, agora sob novas formas:

“Que satisfação fazer parte dessa turma onde prevalece a união, diversão e reencontros! Somos aposentadas lembrando que a Educação sempre será o nosso lema!.”

A comissão organizadora é formada por educadoras que continuam exercendo seu papel transformador fora da sala de aula: Marinete da Silva Bernardes, Valéria Gomes do Carmo, Neuza Ramos de Mello Motta, Darlene de Fátima Ferreira, Rosângela de Oliveira Pinto, Sonia Joice Maia do Carmo e Vera Lucia Duarte Marques.

Com ações como essa, as professoras aposentadas de Três Rios mostram que a luta por respeito, escuta e valorização profissional não termina com a aposentadoria — ela apenas ganha uma nova voz. Uma voz que resiste, inspira e transforma.

Imagens: Reprodução





Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem