
O município de Areal participou, entre os dias 6 e 9 de maio, da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília. Após 12 anos sem ser realizada, a CNMA foi retomada com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, reunindo representantes de todos os estados brasileiros na construção coletiva de políticas públicas ambientais voltadas à mitigação e adaptação às mudanças do clima.
As delegadas Yasmin Albuquerque, Secretária de Meio Ambiente de Areal, e Estefanie Rodrigues Barbosa, representante do Quilombo Boa Esperança, foram eleitas nas etapas municipal e estadual e integraram a delegação do Rio de Janeiro na etapa nacional. Areal realizou sua primeira conferência municipal em janeiro deste ano, e, desde então, vem ampliando seu compromisso com a agenda ambiental.
Durante os quatro dias de conferência, as delegadas eleitas participaram de grupos de trabalho temáticos (GTs) que debateram e aperfeiçoaram as propostas vindas das etapas anteriores. Divididos pelos cinco eixos da CNMA — Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental —, os GTs aprimoraram o conteúdo das propostas a partir das contribuições dos delegados presentes de todo o país.
Na sequência, foi realizado o processo de priorização das propostas, em que os delegados votaram naquelas que melhor representam os caminhos possíveis para enfrentar a crise climática. Essa priorização foi feita inicialmente nos GTs e, depois, consolidada na plenária geral, que reuniu as propostas já filtradas nas fases anteriores do processo.
As propostas priorizadas — ao todo, 100 — servirão como subsídio direto para a revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima, além de orientar novas ações e programas do Ministério do Meio Ambiente. Entre os temas abordados, estão a redução de emissões de gases do efeito estufa, o gerenciamento de resíduos, o controle do aquecimento global e o fortalecimento de medidas adaptativas para proteger as populações mais vulneráveis aos impactos da crise climática.
A participação de Areal na CNMA é um símbolo do compromisso do município com o planejamento ambiental participativo e a construção de um futuro mais sustentável.
Ascom PMA
Postar um comentário