Segundo o Tribunal Regional Eleitoral – RJ, até esta sexta-feira (28), 41 mil eleitores regularizaram sua situação junto à Justiça Eleitoral, mas ainda há 5,2 milhões de pessoas com pendências. O prazo para regularização é 19 de maio, e quem não se regularizar poderá ter o título cancelado, perdendo direitos como votar e participar de concursos públicos.
Eleitores faltosos são aqueles que não votaram, não justificaram a ausência ou não pagaram a multa nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e suplementares. A maior parte dos faltosos são homens (58%), com destaque para pessoas com baixa escolaridade, especialmente quem não completou o ensino fundamental (30,33%).
Além disso, jovens de 25 a 29 anos lideram a lista de faltosos, e há mais de 3 mil pessoas com nome social e 39 mil eleitores com deficiência em situação irregular.
A regularização pode ser feita de três formas: pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos cartórios eleitorais. O eleitor pode consultar sua situação, pagar multas e regularizar o título por esses canais, sendo o pagamento aceito via boleto, Pix ou cartão.
A Justiça Eleitoral alerta: fique atento ao prazo e evite o cancelamento do título!
Com informações do TRE-RJ
Postar um comentário