Governo do Estado inicia licitação para locação de bloqueadores de sinal em presídios





O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), iniciará, no próximo dia 24 de março, a licitação para a locação de bloqueadores de sinal de telecomunicação nas unidades prisionais. A medida, que contará com um investimento de até R$ 464 milhões, visa combater a comunicação entre líderes criminosos presos e facções fora dos presídios, além de dificultar crimes como falsos sequestros e extorsões.

A instalação dos bloqueadores ocorrerá de forma gradual, priorizando unidades com presos de alta periculosidade. Equipados com a tecnologia Jamers, os dispositivos serão capazes de bloquear sinais de celular (GSM, 3G, 4G e 5G), Wi-Fi e até drones. O contrato terá duração de 36 meses, com possibilidade de prorrogação, e incluirá serviços de instalação, manutenção e treinamento dos servidores da Seap.

Durante o processo licitatório, as empresas vencedoras passarão por rigorosos testes de eficácia. Caso não cumpram os requisitos, poderão ser desclassificadas.

A Secretaria de Administração Penitenciária tem intensificado a fiscalização, já tendo apreendido mais de 17 mil celulares nos últimos dois anos e 700 apenas em 2025. Além disso, a Seap tem combatido tentativas de ingressos ilegais, como a entrada de drones e itens ilícitos, com ênfase nas revistas de rotina e no uso de scanners corporais.

A medida faz parte do esforço contínuo para reduzir a criminalidade organizada e garantir maior segurança nas unidades prisionais. 

Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
foto: Pablo Andrés Carvajal/ EyeEm

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem