Troféu Ziriguidum chega a 21ª edição e corpo de jurados já está definido

Com 24 categorias, premiação celebra os melhores do desfile das escolas de samba de Três Rios




Redação

A 21ª edição do Troféu Ziriguidum, promovido pelo Entre-Rios Jornal desde 2003, se aproxima com o objetivo de premiar os melhores do desfile das escolas de samba de Três Rios, que acontecerá na terça-feira de carnaval, 4 de março, na Avenida Condessa do Rio Novo.

Desde sua primeira edição, em 2003, a premiação é coordenada pelo carnavalesco e editor-chefe do Entre-Rios Jornal, Fernando Ferreira.

O troféu se consolidou como a principal premiação do carnaval trirriense, com 24 categorias que contemplam segmentos importantes no desfile de uma escola de samba: Melhor Escola, Samba de Enredo, Enredo, Bateria, Primeiro Mestre-Sala, Primeira Porta Bandeira, Segundo Mestre-Sala, Segunda Porta Bandeira, Ala das Baianas, Intérprete, Comissão de Frente, Ala Mirim, Ala, Passista Masculino Adulto, Passista Feminino Adulto, Passista Mirim Masculino, Passista Mirim Feminino, Alegoria, Destaque de Luxo Feminino, Destaque de Luxo Masculino, Velha Guarda, Rainha de Bateria, Prêmio Especial e Revelação.

Jurados definidos

Alcione Costa, Antonio Luiz (Tunico), Diana Alves, Flávio Barbosa, Francisco Carlos (Cinquenta), Guilherme Alves e Gustavo Kappler


Haydee Almeida, Heitor Silva, Janis Pantola, Marco Lazarini, Nilma Guimarães, Suely Santiago e Wilma Costa

Nesta terça-feira (11), foi definido o corpo de jurados que vai atuar no camarote gentilmente cedido pela Prefeitura de Três Rios, como acontece todos os anos.

Ao todo, 14 integrantes irão avaliar as premiações desse o início ao final do desfile: Alcione Costa, Antonio Luiz (Tunico), Diana Alves, Flávio Barbosa, Francisco Carlos (Cinquenta), Guilherme Alves, Gustavo Kappler, Haydee Almeida, Heitor Silva, Janis Pantola, Marco Lazarini, Nilma Guimarães, Suely Santiago e Wilma Costa.

O camarote onde estarão os jurados oferece uma visão privilegiada da avenida, proporcionando um ambiente propício para uma avaliação criteriosa.

Ao longo dos anos, o Troféu Ziriguidum se firmou como uma verdadeira tradição do carnaval trirriense, atraindo a atenção de foliões e entusiastas das escolas de samba da cidade.

O 15º jurado é o público que também tem voz no processo de escolha e vai votar pela internet no site do jornal. Durante o período de votação que será divulgado previamente, todos poderão participar dando sua opinião sobre cada premiação.

Apoio importante

Vale destacar o apoio do poder público por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, representada pelo secretário Gustavo Carvalho e pelo subsecretário José Rodrigues (Zé da Cultura), pessoas importantes na preparação do desfile das escolas de samba de Três Rios.

Sambista nato, o prefeito Joa tem procurado dar o devido suporte às agremiações carnavalescas da cidade com o aumento da subvenção e também a construção da Cidade do Samba, no Triângulo, projeto que vai dar fim ao tormento de todos os anos para conseguir um local adequado para a confecção de carros alegóricos e fantasias, com infraestrutura e segurança.

Bom das Bocas lidera

Em 2025, a escola de samba Bom das Bocas, atual campeã e líder do ranking de títulos (17 ao todo), chega com a expectativa de mais uma vitória no desfile oficial. Com 151 troféus Ziriguidum conquistados até agora, a escola mantém sua hegemonia no carnaval de Três Rios, seguida de perto pela Bambas do Ritmo, que acumula 134 troféus. A Mocidade, com 105 troféus, ocupa a terceira posição, enquanto as escolas Independente do Triângulo, Em Cima da Hora, juntas, ocupam a quarta posição com 24 troféus. Em quinto lugar a Sonhos de Mixyricka com 13 troféus e em sexto lugar a Unidos da Ladeira das Palmeiras, com 3 troféus, completam a lista das premiadas.

Nos próximos dias o Entre-Rios Jornal vai publicar uma página especial com os premiados de 2024 com seus troféus. A 20ª edição de 2024 prestou uma homenagem a um grande incentivador da premiação: o saudoso diretor-presidente do Entre-Rios Jornal, José Rubem Pontes de Souza, o Rubinho.

“O Troféu Ziriguidum é muito mais do que uma premiação. É uma forma de reconhecer o esforço, a dedicação e o talento de todas as escolas de samba, seus membros e suas comunidades. À medida que o carnaval de 2025 se aproxima, a expectativa cresce para que a 21ª edição seja marcada pela tradição, pela emoção e pelo reconhecimento merecido das escolas que fazem a história do samba trirriense”, comenta o coordenador da premiação.





Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem