Cederj completa 25 anos com marca de mais de cinco mil alunos na região Serrana

Um dos primeiros polos instalados pela Fundação Cecierj, no interior do estado, foi o de Três Rios




Referência no Brasil na modalidade semipresencial, o Cederj - Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro- completa 25 anos, com a marca de mais de cinco mil alunos na região Serrana, em quatro unidades: Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. A iniciativa da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Atualmente, o Consórcio Cederj oferece 18 cursos gratuitos de graduação e a expectativa é expandir essa oferta.

“Nosso objetivo é aumentar as ofertas de vagas e cursos de acordo com a vocação de cada região. Seguimos trabalhando muito para que a instituição tenha continue levando educação de qualidade e possibilidades para a população fluminense”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

Pioneirismo, inovação e reconhecimento

Um dos primeiros polos instalados pela Fundação Cecierj, no interior do estado, foi o de Três Rios. A inauguração, em 2001, possibilitou a expansão do projeto na Região Serrana. O primeiro curso foi o de Matemática (UFF) com 40 vagas e, atualmente, oferece as licenciaturas em Ciências Biológicas (UFRRJ), Geografia (Uerj), Física (UFRJ), Matemática (UniRio) e Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF), Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF), e Administração Pública (UFF). São mais de 1500 alunos matriculados.

A unidade do Cederj em Nova Friburgo foi inaugurada em 2003. Com 1884 alunos, recebeu o “Prêmio Polo EaD UAB em Ação” e o título de uma das três melhores unidades de educação a distância do Brasil, conferido pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

“O projeto pedagógico do Cederj é excelente, com educação de qualidade e acessível. O Cederj mudou a minha vida. Na época que fiz o curso, eu precisava trabalhar, já tinha dois filhos e não tinha condições de estudar na capital. Foi assim que consegui meu diploma da Uerj e me tornei tutora presencial da instituição, sem precisar sair da minha região”, contou Andréia Guerra Pimentel, que se graduou no Cederj em Ciências Biológicas, pela Uerj, em 2006. Ela moradora do município de Cantagalo e trabalha no Cederj Nova Friburgo há 14 anos.

A unidade de Friburgo oferta oito cursos: Biblioteconomia (UFF), Ciências Contábeis (UFF), Licenciatura em Ciências Biológicas (Uerj), Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Licenciatura em Letras (UFF), Licenciatura em Geografia (Uerj), Licenciatura em Química (Uenf) e Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF).

O polo de Petrópolis, inaugurado em 2002, tem 1 mil 376 alunos matriculados. Oferece licenciaturas em Ciências Biológicas (Uenf), Matemática (UniRio), Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF) e Administração (UFRRJ).

Um dos mais novos, inaugurado em fevereiro de 2021, o Polo Cederj Teresópolis oferece as licenciaturas em Geografia (Uerj), Pedagogia (Uerj) e Turismo (UniRio). São cerca de 430 alunos matriculados, como Richard Selva Sohn, que vem conquistando importantes feitos acadêmicos: aprovação de trabalhos em eventos, 12º Simpósio da sociedade latino-americana e caribenha de história ambiental, promovido pela UFRJ.

“A Geografia sempre me despertou grande interesse e, graças ao Cederj, foi possível realizar esse sonho. Escolhi a modalidade EAD, pois através dela é possível cursar uma licenciatura de uma universidade pública, mesmo morando no interior. Com a presença de um polo aqui no município tudo se tornou realidade. O ensino a distância é extremamente importante para a educação, pois democratiza o acesso, aumentando assim a capilaridade”, afirmou o aluno.

O Cederj atua em parceria com o Cefet-RJ, Uerj, UFRJ, UniRio, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Comunicação Cecierj

Imagem: Reprodução Googgle Maps

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem