Cuidado com os excessos nas festas de fim de ano: como manter a saúde durante as celebrações



As festas de fim de ano são momentos de celebração e alegria, mas também podem trazer desafios para a saúde devido aos exageros alimentares e ao consumo de álcool. Segundo o Dr. Antonino Neto, clínico geral do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, os problemas começam quando as pessoas consomem mais alimentos e bebidas do que precisam, o que pode gerar desconforto, complicações gastrointestinais e até desidratação.

“Durante as festas, o consumo de comidas calóricas, como rabanada, e bebidas alcoólicas é muito comum. A bebida alcoólica, por exemplo, diminui o esvaziamento do estômago, fazendo com que a pessoa continue comendo e bebendo até sentir-se empanzinada. Isso pode levar a episódios de vômito e desconforto intenso”, alerta o Dr. Antonino.

Outro ponto de atenção é o consumo de alimentos gordurosos por pessoas que possuem condições como pedra na vesícula. “Esses alimentos podem precipitar crises de dor, além de aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos. É fundamental ficar atento aos sinais de exagero, como sensação de barriga cheia, náuseas, vômitos e até diarreia, que também podem ser causados por intoxicações alimentares devido a pratos mal conservados, como saladas com maionese, especialmente em dias quentes.”

O excesso de álcool agrava os problemas. “Beber muito pode levar ao aumento da diurese, ou seja, a pessoa urina mais, o que gera desidratação. Essa perda de líquidos e de potássio contribui para sintomas como ressaca, cãibras e dores no corpo. Para aliviar esses efeitos, a hidratação e a reposição de potássio, por meio de alimentos como banana, são essenciais”, explica o clínico geral.

Para curtir as festas sem prejuízos à saúde, o Dr. Antonino recomenda moderação. “Coma e beba com equilíbrio. Se você consome mais do que precisa, o organismo vai armazenar o excesso como gordura. Os alimentos gordurosos, por demorarem mais para serem digeridos, prolongam a sensação de estômago cheio. O ideal é evitar esses alimentos ou consumi-los em menor quantidade.”

E se o exagero acontecer? O médico orienta: “No dia seguinte, hidrate-se bastante e opte por comidas leves, como frutas e vegetais. Isso ajuda o corpo a se recuperar dos excessos e ameniza o desconforto.”

Com um pouco de atenção, é possível aproveitar as festas de fim de ano de forma saudável, mantendo o foco no que realmente importa: a convivência com familiares e amigos. Assessoria HCNSC

Imagem: Reprodução Banco de Imagens do Canva


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem