Alunos da rede estadual de Sapucaia estreiam seu segundo filme “Lágrimas Negras”

Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Senai capacita estudantes para o audiovisual



Após meses de trabalho e horas de gravação, alunos da rede estadual de educação estrearam mais um curta metragem. Desta vez, o filme “Lágrimas Negras” conta o triste comércio de escravizados para o Brasil. A estreia aconteceu nesta terça-feira (26), às 19h, no Centro Cultural Magrácia, em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense.

O projeto é do Colégio Estadual República do Líbano, no município, e foi realizado por professores e alunos que transformaram a peça teatral de mesmo nome no curta, por meio de incentivos da Lei Paulo Gustavo. A realização foi possível graças à parceria com outros órgãos, como a Marinha do Brasil, que através da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, cedeu as áreas de gravação no Espaço Cultural da Marinha, na capital, do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Sapucaia.

O objetivo do curta é mostrar o processo penoso e doloroso que os escravizados tiveram até chegar ao país e como foi sua adaptação forçada ao trabalho escravo. Com isso, alunos e professores pretendem conscientizar a população quanto ao combate ao racismo na sociedade.



Parceria entre Estado e Senai

A produção é uma das atividades da Formação Inicial e Continuada (FIC), uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No colégio, acontece desde 2020, ao lado dos cursos de Fotografia, Marketing Digital e Empreendedorismo, e tem levado os alunos ao mercado de trabalho.

A produção do roteiro foi pensada com base na história brasileira e todas as demais etapas, como filmagem, atuação, edição, maquiagem, figurino e pós-edição também foram feitas por eles, sob supervisão do professor do FIC/Senai e diretor do longa, Leandro Marcelino. Ascom Seeduc-RJ

Imagens: Reprodução




Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem