DNJ 2024: Juventudes na Cultura do Encontro

Está chegando o DNJ 2024, trazendo consigo uma incrível oportunidade de reunir jovens católicos de todo o país. O DNJ-Dia Nacional da Juventude, é um encontro promovido pela Igreja Católica que tem como objetivo fortalecer a espiritualidade e o engajamento dos jovens. A cada ano, em uma cidade diferente, centenas ou milhares de jovens se reúnem para celebrar sua fé e compartilhar experiências enriquecedoras. É uma oportunidade única de vivenciar a comunhão entre os jovens católicos e de se aprofundar na fé. O DNJ proporciona momentos de reflexão, oração, música, dança e partilha, promovendo uma experiência transformadora para os participantes.

O DNJ teve início no Brasil em 1985, como uma resposta ao apelo do Papa João Paulo II para que os jovens fossem protagonistas na caminhada da Igreja. Desde então, o evento acontece anualmente, sendo organizado pelas dioceses em parceria com a Pastoral da Juventude e os movimentos juvenis. A importância do DNJ na Igreja Católica está relacionada ao seu papel de fortalecer a espiritualidade e o engajamento dos jovens. O encontro proporciona um espaço de acolhimento e incentivo para que os jovens se aproximem da fé, vivenciem a comunhão e se tornem protagonistas na transformação da sociedade.

O DNJ 2024 na nossa Diocese de Valença será realizado no próximo domingo, dia 20 de outubro, na cidade de Vassouras. A data escolhida para o DNJ 2024 foi pensada estrategicamente para permitir a participação de jovens de todo o país. O DNJ 2024 tem como tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, como lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo” e a inspiração bíblica “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16).

O DNJ 2024 contará com uma programação diversificada, que incluirá momentos de oração, reflexão, formação, música, dança e atividades sociais. O objetivo é proporcionar uma experiência completa e enriquecedora para os participantes, que poderão vivenciar a espiritualidade de forma dinâmica e participativa. E por isso, contará com uma série de atividades e atrações que prometem tornar o evento ainda mais especial e memorável. Entre as principais atrações, estão previstos shows de bandas católicas, apresentações artísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações eucarísticas.

Além disso, o DNJ 2024 contará com espaços temáticos, onde os participantes poderão conhecer e interagir com projetos sociais, movimentos juvenis e “pastorais da juventude”. Esses espaços serão oportunidades para os jovens se informarem sobre ações concretas de transformação social e se engajarem em projetos que estejam alinhados com os valores do Evangelho. Nos passos de Jesus e renovando seu compromisso com a vida da juventude, como Igreja Jovem, a nossa PJ-Pastoral da Juventude participa da realização do DNJ.

Recordamos que a nossa PJ assume e vive o Dia Nacional da Juventude desde sua criação, na década de oitenta, e provoca que o DNJ tenha sempre um caráter celebrativo, processual, formativo, convocatório e de compromisso. Com o DNJ, a PJ celebra a caminhada dos Grupos de Jovens da Diocese e a vida da juventude, e aproveita para que a atividade tenha um caráter de convocar e nuclear novos grupos de jovens, com prioridade aos jovens rurais e operários. Celebra também, a comunhão com os demais movimentos eclesiais de evangelização das juventudes (Emaús, Shalon, Segue-me, JUFRA,...). Celebra, enfim, na Eucaristia, a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, renovando nos jovens o seguimento ao Mestre, sua pertença eclesial e seu compromisso de contribuir na construção da Civilização do Amor. Esse compromisso brota do seguimento a Jesus, que veio para dar vida e vida em abundância para todos (Jo 10, 10).

Medoro, irmão-menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem