Operação Torniquete: Polícia Civil prende 70 criminosos em 17 dias de ações



As ações de combate aos roubos e furtos de veículos e cargas no estado do Rio de Janeiro vêm apresentando resultados robustos. Em 17 dias da segunda fase da "Operação Torniquete", policiais civis de diferentes delegacias já prenderam 70 criminosos e apreenderam cinco adolescentes infratores.

Nesta semana, agentes da 60ª DP (Campos Elíseos) cumpriram mandados de prisão contra 11 pessoas de uma quadrilha especializada em roubos de cargas de cigarros. De acordo com as investigações, o alvo principal do grupo criminoso era uma fabricante de cigarros. A quadrilha realizou pelo menos 15 roubos entre os anos de 2019 e 2020, tendo subtraído cerca de 250 mil maços de cigarros. O prejuízo para a empresa foi de R$ 3 milhões.

Policiais civis da 64ª DP (São João de Meriti) prenderam em flagrante seis traficantes que praticavam roubos de veículos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Eles fazem parte da facção de tráfico de drogas que atua na comunidade Vila Ruth. Com o grupo, foram apreendidas duas pistolas e drogas.

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), em ação conjunta com policiais da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj) e de unidades da capital, capturaram cinco integrantes de um dos principais grupos de roubadores de veículos da Zona Norte, oriundo do Complexo do Alemão. No momento da abordagem, eles estavam em um veículo produto de crime e com três pistolas, à procura de novas vítimas.

Em outra ação, policiais da 19ª DP (Tijuca) prenderam dois homens que transportavam um veículo clonado para a comunidade de Manguinhos. Eles já vinham sendo monitorados pelos agentes.

A 2ª fase da Operação Torniquete, que foi deflagrada no dia 11 de setembro, tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e é realizada com base em investigações da DRFA e da DRFC. As ações, que visam à redução dos indicadores estratégicos de criminalidade, contam, ainda, com informações de inteligência e dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.

A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Polícia Civil, por meio da DRFA e DRFC. Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar. Secretaria de Estado de Polícia Civil

Imagem: Divulgação PCERJ


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem