Última pesquisa encomendada pelo Entre-Rios Jornal para eleições municipais, em 2012, teve 100% de acerto nas colocações finais dos candidatos a prefeito

Sondagem foi realizada pela Agência Kapta, mesma empresa contratada para pesquisa deste ano, divulgada no último sábado (17)




A pesquisa eleitoral mais recente realizada pelo Entre-Rios Jornal em parceria com a agência Kapta, reforça o histórico de precisão do jornal em levantamentos anteriores. Em 2012, o Entre-Rios Jornal já havia acertado 100% das posições dos candidatos a prefeito em Três Rios, Paraíba do Sul e Levy Gasparian, com uma margem de erro mínima.

Naquela ocasião, a diferença entre os resultados da pesquisa e os números finais das urnas foi de apenas 3% em Três Rios, e não ultrapassou 4% em Paraíba do Sul e Levy Gasparian (veja os gráficos). Esses acertos refletem a qualidade e o rigor metodológico aplicados na coleta e análise dos dados.


O Entre-Rios Jornal, em conjunto com a Kapta, continua exigindo que todas as etapas do processo de pesquisa sejam conduzidas com rigor técnico e transparência. A ética e a confiabilidade permanecem como pilares fundamentais do trabalho do jornal, que se dedica a oferecer informações seguras e precisas.

Neste sábado (17), uma nova sondagem encomendada pelo jornal a agência Kapta foi divulgada aos leitores. Como consta no relatório divulgado pela empresa, foi empregado o mesmo rigor metodológico, utilizando a modalidade Quali/Quanti (Qualitativa/Quantitativa). A pesquisa consistiu em entrevistas pessoais realizadas junto à população residente em Três Rios, tanto na área urbana quanto rural, com idade superior a 16 anos.

Entre os dias 12 e 13 de agosto, foram realizadas 650 entrevistas, respeitando critérios técnicos de amostragem aleatória, o que garantiu que as variáveis de sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar estivessem adequadamente representadas na amostra. A margem de erro da pesquisa foi de 3,82%, com um intervalo de confiança de 95%.

Após a realização das entrevistas, os questionários passaram por um rigoroso processo de fiscalização e crítica técnica para assegurar a adequação aos parâmetros estabelecidos. Parte dos questionários foi rechecada para garantir a qualidade das respostas, e todo o material coletado foi processado em sistemas de computação modernos, assegurando a precisão dos resultados. A sondagem foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número RJ-02547/2024.

Imagens: Reprodução













 

























Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem