Padre Sean Moynihan, Padre João, como carinhosamente o chamávamos, nasceu na Irlanda, na cidade de Galway, em dois de outubro de 1945. Ingressou na Congregação do Verbo Divino-SVD em setembro de 1964. Professou os primeiros votos em 1966. Os votos perpétuos, em 1970. Ordenado sacerdote em dezembro desse mesmo ano: no dia 21 de dezembro celebrou sua primeira missa.
Padre João chegou ao Brasil no final do ano de 1971. Após um tempo de aprendizado do nosso idioma, deu início, aqui em nosso país, à sua missão sacerdotal. Até setembro de 1977, foi coadjutor na paróquia Santa Terezinha, na Província Brasil Sul. Em março de 1978, nomeado para a Diocese de Araçuaí, paróquia de Santo Antônio, na cidade de Jacinto, Minas Gerais, onde permaneceu até 1987. Em 1988 já estava na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Mairi, na Bahia. Em 2000, Padre João foi para a paróquia São João Batista, no Gama, Distrito Federal. Aí permaneceu, como pároco, até o final de 2003. No início de 2004, retornou à paróquia Nossa Senhora das Dores, na Bahia, onde permaneceu até outubro de 2009. Em novembro deste mesmo ano, Padre João chegava à nossa paróquia São Sebastião, aqui em Três Rios onde exerceu seu sacerdócio durante 10 anos.
Em julho de 2019, Padre João viajou de férias para sua querida terra natal, Irlanda. Por questões de saúde, lá permaneceu, não lhe sendo possível retornar ao Brasil. No dia nove de agosto, deste ano de 2024, junto aos seus familiares, veio a falecer. Viveu sua vocação missionária com simplicidade e disponibilidade, junto aos povos que Deus lhe confiou. Em sua missão sempre encontrou caminhos e recursos para fazer o bem, de modo especial aos mais pobres. No último dia 17 de agosto, Dom Nelson Francelino, Bispo da Diocese de Valença, celebrou, aqui em Três Rios, em nossa Matriz, a missa de 70 dia.
Aí onde o senhor já se encontra, Padre João, na vida eterna, interceda junto ao Deus-Pai por todos nós. Descanse em Paz!
Postar um comentário