Em uma sociedade contemporânea tão voraz e dinâmica de um mundo VUCA como a que estamos inseridos, percebemos cada vez mais a necessidade de nos atentarmos para como construir e lapidar objetivos e metas atingíveis, com métodos eficazes e eficientes alicerçados em indicadores representativos.
Sabemos que tempo e energia são bens cada vez mais valiosos e, que o tempo relativo passa com o desenrolar dos ventos. A não ser para os que se atrevem a pensar mais e silenciar um pouco o ruído constante das novas sociedades e suas necessidades, tudo passa mais rápido e de forma relativa.
Metas sem métodos, indicadores e planejamento estratégico são como um sonho que não pisa no solo fértil da realidade produtiva. O sonho precisa tocar o solo fértil da realidade. Para que isso possa vir acontecer se faz necessário compreender os textos e os contextos. É viável compreender que consertar rachaduras quase sempre se mostra algo mais difícil que ocasioná-las. Que para organizar, por vezes se mostra necessário mexer no que quebra-cabeça da caminhada.
Vivemos em um mundo de incertezas quase certas, de cortinas entreabertas. Mundo onde podemos observar que a busca da consciência amplia os horizontes da experiência.
Vivemos em uma realidade sólida ao mesmo tempo que transitamos nos pensamentos da imaginação. Pisamos em variados polos e nos distanciamos de nós mesmos quando não nos encontramos diante dos mares de informações. Nesse contexto se mostra sábio compreender que “diante da vida, nos assemelhamos a uma chave na ignição. A partida foi dada e não sabemos ao certo a hora da chegada, o que torna cada momento mais único e valioso”.
“Viver sem propósito é um grande passo para ter uma vida sem sentido”.
Quando não caminhamos em alguma direção, podemos ir parar mais facilmente em qualquer lugar e, nos tornamos mais frágeis, mais suscetíveis. Por conta disso e de uma série de fatores se mostra inteligente traçar bom planos, mesmo que os imprevistos batam a porta vez ou outra.
Vale destacar que uma vida menos produtiva visita constantemente o ócio exacerbado.
O equilíbrio de uma vida bem estruturada e produtiva depende muito do propósito, da rotina e da disciplina.
Compreender que: “existem caminhos, não atalhos” se mostra sábio. Por vezes tendemos a dar jeitinhos e fazer puxadinhos com medidas paliativas, quando na verdade, precisamos de uma obra de reconstrução.
Nesse contexto podemos observar que toda grande reforma abre portas de dentro para fora e transforma. Reformar e reestruturar envolve tempo e energia, dedicação e zelo, algo que grande parte da população tende a deixar de lado para sobreviver no modo automático. Uma das alternativas para os que estão muito no modo automático é silenciar... calar diante dos espelhos por vezes torna-se um grande conselho”.
Na vida aprendemos com a água e com os incêndios. Inclusive podemos amadurecer ao compreendermos que a importância das coisas possui a relevância que damos a elas. Qual importância você tem dado para o seu trabalho, para a sua saúde física, mental e espiritual? Qual importância você tem dado para o seu crescimento nas variadas esferas?...
As flores que se fecham não exalam os melhores odores e as coroas de flores não revelam os espinhos. Qual legado pretende construir e deixar? Será que aprendeu o sentido de plantar tâmaras...?
“Apenas o homem pode tornar-se o canibal de si mesmo”.
Amar e encontrar sentido valoriza os diferentes capítulos da caminhada na estrada da vida. Mas, vale lembrar que: “amor sem paixão é contemplação”. Abrace o propósito e ame! Ame e faça com amor! Escreva! Apague! Refaça! Continue...! Não é vergonhoso reescrever capítulos no livro da vida. Busque o tempo certo na caminhada! Não vá muito devagar ao ponto de entregar-se ao marasmo, nem corra muito ao ponto de perder o fôlego e as energias no meio do caminho! Leve água e alimentos! Sente para descansar! Respire! Deite! Mas, acima de tudo, levante-se e ande...! Não pare na rotatória! Escolha o caminho e siga em frente!
Lembre-se:
“De nada servem as bússolas quando não se sabe aonde quer chegar”.
“Toda pirâmide com a base frágil tende a ruir em determinado momento”.
“O segredo dos milagres reside nos detalhes”.
“Tudo é muito. Tudo é mundo”.
“A vida é breve. Não compensa não ser leve”.
“Cada ponto fraco se mostra um ponto cego”.
“Se viver é costurar um texto, costure bem a sua história”.
Não esqueça que: “a nossa morada é o agora”.
Se acredita que você, a sua empresa ou a empresa/instituição onde você trabalha podem melhorar de forma mais significativa, mantenha essa ponte de conhecimento aberta e entre em contato!
integramaisso@gmail.com
Nos vemos no próximo artigo...!
Seja forte corajoso. Não se apavore nem desanime.
Imagem: Miguel Garcia e Santa Garcia
Postar um comentário