Do 1º ao 5º ano, o Brasil retoma o caminho dos anos anteriores à pandemia da covid-19

Redação
A trajetória positiva observada nos anos anteriores à pandemia está sendo retomada nos ensinos fundamental e médio no Brasil, especialmente quando se trata dos anos iniciais do fundamental (do 1º ao 5º ano).
Nesse período escolar, o país está conseguindo atingir a meta de seis pontos – índice que tem como referência o desempenho de nações desenvolvidas, conforme resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC), nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos. Apesar de não ter atingido a meta de 5,5 pontos, o resultado demonstra uma retomada positiva na comparação com o período pré-pandêmico (2019), quando obteve 4,9 pontos.
Em 2021, ano em que, devido à pandemia, a taxa de aprovação foi influenciada por políticas que evitaram prejuízos ainda maiores aos estudantes, a nota obtida foi naturalmente maior: 5,1 pontos.
O ensino médio registrou 4,3 pontos em 2023, também abaixo da meta de 5,2 pontos. O resultado, no entanto, apresenta evolução, se comparado a 2019 e 2021, quando a pontuação obtida alcançou 4,2 pontos.
Levy Gasparian se destaca
O resultado foi recebido com grande satisfação por toda a comunidade escolar gaspariense, destacando que o investimento em estrutura e formação continuada, além da implantação de mais escolas em tempo integral, planejamento e amor pela educação, podem transformar o ensino público dando ainda mais qualidade, destacando ainda o esforço coletivo dos diretores, professores e alunos para um resultado cada vez melhor.
Num breve retrospecto, o ensino público no município gaspariense manteve boa colocação: 2023 = 2⁰ lugar; 2021 = 4⁰ lugar; 2019 = 9 ⁰ lugar; 2017= 5⁰ lugar; 2015 = 1⁰ lugar, e 2013 = 1⁰ lugar.
Confira a posição dos municípios da região em destaque na tabela a seguir:
Postar um comentário