Seja no futebol, ou em qualquer outra modalidade esportiva, a vinheta remonta o tempo em que o rádio tinha grande audiência
da vez que você ouvir o bordão “Brasil”, saiba que ele foi gravado para a Copa do Mundo de 1970, no México. As recentes conquistas de medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Paris, foram comemoradas com a voz eternizada na vinheta.
Naquela final de 1970, no estádio Asteca, a Seleção Brasileira derrotou a Itália por 4 a 1 e conquistava pela terceira vez a Copa do Mundo Fifa. Os gols da partida foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Naquele ano, motivos não faltaram para que a vinheta fosse tocada exaustivamente no rádio.
A voz eternizada em muitas mídias, pertence ao locutor Edmo Zarife, apaixonado pelo Flamengo, nascido em 15/12/1940, na cidade fluminense de Nova Friburgo.
“Zazá” ou “Zarifão”, como era carinhosamente chamado pelos amigos mais chegados, pertencia ao time da Rádio Globo AM, emissora onde trabalhou por cerca de 32 anos num programa que era líder de audiência no meio de comunicação bem popular na época, o rádio.
O locutor morreu em 27/12/1999, na Clínica Pró-Cordes, em Niterói, aos 59 anos, vitimado por complicações cardíacas após ter feito uma cirurgia para colocação de uma válvula no coração, em 1994.
Edmo Zarife apresentava os programas “Show das Cinco” e “Super Paradão”, seu último programa na emissora antes de morrer, que era gravado e transmitido de segunda a sexta-feira, de meia-noite às 3h da manhã.
A vinheta “Brasil sil sil sil” foi gravada em 1968 por Zarife e o técnico de som José Cláudio Barbedo (o "Formiga"), que ficaram por cerca de duas horas dentro do estúdio gravando diversas vinhetas e bordões. Mas, a escolha foi feita pelo diretor de rádio na época Mário Luiz e o narrador esportivo Waldir Amaral, com o crivo final de Barbedo.
Hoje, a geração que não conheceu o locutor e nem ouviu seus programas de rádio, grita a vinheta “Brasil sil sil sil” com a vitória do país nos mais diversos esportes. E a voz de Edmo Zarife até hoje ecoa nas vitórias esportivas do Brasil.
Ouça a vinheta aqui
Postar um comentário