Redação
Os alunos do quarto ano (faixa etária de 9 a 11 anos) da Escola Municipal Laura da Silva Ribas, na Cidade Nova, em Três Rios, estão vivendo uma experiência inovadora com aulas de percussão que vêm proporcionando uma importante integração entre a escola e as famílias da comunidade do entorno da escola.
Segundo a diretora Edilena do Espírito Santo de Souza, a escola da rede municipal enfrentava problemas de comportamento agressivo por parte de alguns alunos e situações de conflitos após o horário das aulas que tinham impacto negativo no ambiente escolar.
Segundo a diretora, esse ano a escola foi escolhida pelo MEC para o programa Escola de Tempo Integral por ser reconhecida como um estabelecimento de ensino de vulnerabilidade social. A instituição de ensino teve a ampliação de três horas da jornada escolar, porém apenas as turmas de pré I e 2º de escolaridade seriam inseridas. Diante dessa demanda, a direção solicitou a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município a inclusão de alunos de outras turmas no programa. Após algumas reuniões, a escola foi solicitada a escolher entre as oficinas obrigatórias, as demais que atenderiam os interesses dos alunos. Entre as opções estavam dança, grafismo, arte e percussão.
Por Três Rios ter um carnaval reconhecido como um dos melhores do interior fluminense, especialmente no que diz respeito às escolas de samba, houve a sugestão para oportunizar os alunos ao aprendizado e conhecimento sobre percussão. As aulas teóricas na sala de aula e práticas no pátio da escola passaram a desenvolver, além das técnicas quanto aos instrumentos de percussão, melhora no aprendizado e também na atenção e rendimento dos alunos.
Em maio desse ano as atividades foram iniciadas com cerca de 50 alunos sob responsabilidade do instrutor Sebastião Cassiano, o Mestre Cassiano. O músico, que é muito conhecido no meio das escolas de samba da cidade, atua há vários anos nas principais baterias das agremiações carnavalescas de Três Rios e também em fanfarras estudantis nos desfiles cívicos de 7 de setembro.
Compositor vitorioso de samba de enredo, mestre de bateria já premiado com o Troféu Ziriguidum (premiação do Entre-Rios Jornal) e jurado do troféu, Mestre Cassiano está atuando entre os alunos com todo o seu conhecimento no assunto e com isso desenvolvendo habilidades até então desconhecidas pelos próprios estudantes.
A oficina é uma parceria entre o Instituto Albert Sabin e a MRS — que custeiam o projeto — e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município.
Os estudantes recebem uma refeição pela manhã, no almoço e à tarde antes de saírem da escola para retornarem as suas casas.
Segundo o instrutor, existe a carência de alguns instrumentos que ainda não foram incorporados às aulas.
Além da oficina de percussão, a escola também oferece orientação de estudo, experiência leitora, experiência matemática, educação física, arte e sustentabilidade.
Segundo a diretora, a iniciativa de inserir os alunos do quarto ano no Programa Escola de Tempo Integral, contribui para a diminuição do número de crianças circulando nas ruas do bairro de forma ociosa, melhorando a convivência dentro e fora do ambiente escolar.
Imagens: Divulgação
Postar um comentário