O Festival Sesc de Inverno 2024 chegou ao fim no último domingo (28), após um mês de intensa programação cultural em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.
Em Três Rios, o evento proporcionou à população uma experiência cultural diversificada e gratuita, com shows musicais, espetáculos de teatro e dança, atividades infantis, oficinas e exposições, aquecendo a economia e o turismo local.
Cantora Ana CarolinaO encerramento do festival em Três Rios foi marcado por shows memoráveis de grandes nomes da música brasileira, como Daniela Mercury, Geraldo Azevedo e Ana Carolina, que levaram o público ao delírio na Beira Rio, repleta de barracas e opções gastronômicas para todos os gostos. Além dos artistas consagrados, o evento também abriu espaço para talentos locais, como Gustavo Boná, Luciane Marini e Celio Brandão, que abrilhantaram a programação com suas apresentações.
"O Festival Sesc de Inverno é um presente para a população de Três Rios e região", afirmou Júlio Freitas, presidente do Sicomércio Três Rios. "Acreditamos que a cultura é um elemento fundamental para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade, e o festival cumpre um papel importante ao democratizar o acesso a atividades culturais de qualidade e aquecer o comércio local."
Durante todo o mês de julho, o festival ofereceu uma programação diversificada, com atividades para todas as idades e gostos. Espetáculos de circo, como "A (Cor) De" do Coletivo Sazonal, peças teatrais como "Candeia" e "De Pernas Pro Ar - Mira", e a instalação musical "Ciclo Natural" foram algumas das atrações que encantaram o público trirriense.
A Beira Rio, palco dos shows principais, se transformou em um grande centro de convivência, com barracas de comidas e bebidas, artesanato e outras opções de lazer, impulsionando o comércio local e proporcionando momentos de alegria e descontração para moradores e turistas.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebrou a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito foi baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado.
O Festival Sesc de Inverno é uma realização do Sesc RJ, em parceria com o Sicomércio Três Rios.
Assessoria Sicomércio
full-width
Postar um comentário