Autoconhecimento

A falta de autoconhecimento te aprisiona a situações e às pessoas. É algo que dificulta a ter uma visão mais ampla sobre você e sobre as intenções e as atitudes dos outros.

O autoconhecimento liberta, proporciona a possibilidade de se entender mais, de se ver de forma mais ampla, é poder ter mais amplitude na visão das situações e pessoas.

Se conhecer melhor fornece subsídios de maior segurança emocional, de se desvincular totalmente de opiniões alheias, e dando maior valor a sua própria opinião e reconhecimento do seu profundo e real valor. Isso é libertador, deste jeito você não fica mais a mercê do que pensam, do julgamento e juízo de valor dos outros.

O autoconhecimento também fornece instrumentos para que a pessoa não se veja como a melhor de todas, quando ela possui um atributo ou um grande talento. O autoconhecimento faz com que a pessoa reconheça o seu talento, mas não fique com o ego exaltado, sentindo-se superior. Por um outro lado, se conhecer melhor contribui para que você não se sinta inferior aos outros quando tem determinadas dificuldades em sua personalidade. Quando a pessoa busca se conhecer em todos os aspectos ela entende que todos os seus lados a compõe, aprende a se apoiar sempre, mesmo quando não consegue vencer algo, mesmo quando projetos dão errado, ou então alguns relacionamentos. Ela entende que nem tudo depende dela, no que depender, aprende a utilizar seus recursos da melhor forma possível em seu beneficio e não se culpa ou se martiriza por defeitos, dificuldades, pelo contrário, entende que todos os possuem e que isso não ofusca seu brilho, suas melhores atitudes e talentos. Ela se apoia em qualquer circunstância.

A pessoa que se conhece mais tem um equilíbrio maior em sua postura, em suas atitudes, um autodomínio maior, não se compara a ninguém porque entende que cada um tem o seu universo, sua história, se sente um ser único com recursos e potenciais únicos e também reconhece os recursos e potencias de todas as pessoas.

Não existe mais espaço para críticas e nem julgamentos.

Se conhecendo melhor, você se aproxima de quem é de verdade, da sua essência, das suas reais necessidades, dos seus sonhos, etc.

Exercite fazer autoanálise, reconheça suas dificuldades, sua força, seus recursos. Você é um ser em expansão, um ser de consciência e luz.

Quem se conhece melhor faz o exercício de se aproximar cada vez mais da sua própria identidade, sem subterfúgios. Inicia uma grande jornada de investir em si próprio construindo bases de segurança, respeito, amor e estima por si mesmo, não busca mais aprovação de outrem, consegue estar em paz, entende que seus investimentos são seus e de mais ninguém, que suas conquistas de aprendizado e evolução interior são suas e de mais ninguém, entende que o compromisso e comprometimento maior em sua vida é consigo mesmo.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem