Santo Antônio, fala!


Celebramos amanhã, 13 de junho, o padroeiro do Bairro Ponto Azul, aqui em Três Rios; e isso em comunhão com a Igreja no mundo inteiro que faz a sua memória. Ele é um dos mais populares conhecido como “santo casamenteiro”, mas também por ser um grande pregador. Por causa de seu trabalho incansável e eficaz na pregação da verdade do Evangelho em uma época em que as pessoas estavam sendo desviadas por falsos ensinamentos, ele às vezes é chamado de “Martelo dos Hereges”. Para nos ajudar a apreciar o pensamento e a vida de Santo Antônio, compartilhamos algumas das suas muitíssimas frases que nos faz ver o seu testemunho de amor, caridade e serviço a Deus.
 
1 – “Ações falam mais alto que palavras; deixe suas palavras ensinarem e suas ações falarem”.
2 – “Todos os pecados são repulsivos diante de Deus, mas o mais repulsivo de todos é o orgulho do coração”.
3 – “O espírito de humildade é mais doce que o mel, e quem se alimenta desse mel produz frutos doces”.
4 – “A caridade é a alma da fé, torna-a viva. Sem amor, a fé morre”.

5 – “Ai daqueles que têm a cantina cheia de vinho e o celeiro cheio de trigo, e que têm dois ou três pares de vestidos, enquanto os pobres de Cristo, com o ventre vazio e o corpo seminu, gritam por ajuda à sua porta”.
6 – “Usa mais vezes os ouvidos do que a língua”.
7 – “Não é o temor que faz o servo nem é o amor que faz o livre; mas antes o temor é que faz o livre, o amor que faz o servo”.
8 – “Quanto mais profundamente lançares o alicerce da humildade, tanto mais alto poderás construir o edifício”.
9 – “A soberba, para não ser desprezada, procura encobrir-se na preciosa humildade”.

10 - “Quem ama não conhece nada que seja difícil”.

11 – “O amor aos irmãos constitui verdadeiramente o ingresso para a ceia da vida eterna”.

12 – “Os passos do justo são suas obras ou também os afetos da mente, que jamais vacilarão, isto é, nunca são pegos no laço da sugestão diabólica, nem escorregam na praça da vaidade mundana”.

13 – “Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes”.

14 – “Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranquila a tua alma”.

15 – “A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação”.

16 – “Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, porque sacrificaste a tua vida por nós”.

17 – “Todas as nossas obras são inúteis em relação à vida eterna, se não forem perfumadas com o bálsamo da caridade”.

18 – “Ó Senhor, dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos teus Apóstolos e da tua Santa Igreja Católica”.

19 – “Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo”.

20 - “Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”

21 – “Se nós pedirmos amor, Deus nos comunicará o que Ele mesmo é: bondade”!

22 – “Quando diminui o homem o amor-próprio, aumenta o amor divino”.

23 – “A pobreza faz-nos ricos; a humildade faz-nos livres”.

24 – “O que há de mais caro ao homem do que a vida? A vida do corpo é a alma, a vida da alma é Cristo”.

25 – “Ninguém, a não ser Deus, pode encher a alma”.

26 – “Se pregas Jesus, Ele comove os corações duros; se o invocas, alivia das tentações amargas; se o pensas, ilumina o teu coração; se o lês, sacia-te a mente”.

27 – “A sabedoria satisfaz e sacia completamente, enquanto o prazer deixa o vazio. A sabedoria procura doçura, o prazer deixa amargura. Quem serve a sabedoria é livre, quem serve o prazer é um mísero escravo”.

28 – “Quem não pode fazer grande coisa, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”.

29- “A paciência é a melhor maneira de vencer”.

30 – “A mansidão e a humildade são as virtudes mais queridas aos olhos de Deus e dos homens”.

31 – “A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação”.

32 – “A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas frequentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades”.

Eis um mínimo das fases de Santo Antônio aonde podemos observar o quanto a vida dele foi destinada à caridade e ao serviço a Deus com amor e carinho. Na verdade, temos muito que aprender com esse Santo e seus ensinamentos que converteu muitas pessoas para Cristo Jesus. Ele é conhecido como o “santo casamenteiro”, mas também por ser um grande pregador. Por causa de seu trabalho incansável e eficaz na pregação da verdade do Evangelho em uma época em que as pessoas estavam sendo desviadas por falsos ensinamentos, ele às vezes é chamado de “Martelo dos Hereges”.

Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem