Projeto Som da Voz


Em pé à frente: Beatriz, Lara, Giovana, Thila e Manuela. Na segunda fileira atrás: Alice, Júlia, Heitor, Pedro, Arthur e Gabriela. Atrás estão Vitória e Renato


Neste ano de 2024, a Escola Nossa Senhora de Fátima, através de sua diretora Maria de Fátima Martins Almeida e equipe, vem proporcionando, a um grupo de alunos e alunas, atividades musicais extra-curriculares. Nesse projeto vem sendo trabalhado o crescimento criativo, artístico e técnico e outros incentivos cognitivos. Além do curso de Música, Canto Popular e Coral, a escola oferece ainda um curso de Teatro.

O intuito do ensino de Música não é formar músicos profissionais, mas contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. A Música, além de favorecer o sentimento afetivo da criança e do jovem, amplia a atividade cerebral, melhora o desenvolvimento escolar e contribui para integrar socialmente o estudante.

Dia 20 de maio último tivemos a feliz oportunidade de assistir, junto aos familiares,à apresentação musical de meninos e meninas da escola. Este curso está sendo ministrado pela professora e cantora Vitória Oliveira. Ela traz em seu currículo conhecimento, estudos e experiência de 13 anos de carreira musical popular e clássico, com participação no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis e de seus estudos na Universidade Católica de Petrópolis. Vitória faz parte, junto ao seu pai, Renato e seu irmão Lorenzo, do TRIO Renato Esttrada e Família. Lorenzo também estudou Música e, durante 7 anos, participou do Coral dos Canarinhos de Petrópolis – Coral este conhecido e reconhecido em vários países do mundo.

Nestes primeiros meses de aulas na escola, segundo a professora Vitória, a interatividade dos alunos e o deslumbramento pelos ensinamentos vem sendo o destaque. Alguns alunos, no início, até esperavam ser uma grande brincadeira: chegar às aulas e apenas cantar, cantar... Mas, na verdade, estão sendo aulas de treinamento, com o objetivo de ter foco, disciplina, técnica e, principalmente, muito sentimento e respeito pela arte – em especial, a Música.

A primeira turma desse projeto musical é formada por 11 alunos: Alice, Júlia, Heitor, Pedro, Arthur, Gabriela, Beatriz, Lara, Giovana, Thaila e Manuela. Todos vêm demonstrando alegria, vontade de aprender e, principalemente, de participar desse momento tão especial de suas vidas. A participação dos pais e familiares, nessa fase, é da maior importância.

Segundo a professora e cantora Vitória Oliveira, “o canto nos leva a nos conhecermos melhor perante o sentimento lúdico que a Música desperta. Compartilhar esse sentimento é uma forma de socialização. O estudo do canto despertará a superação dos alunos, a disciplina, a organização pessoal e, principalmente, o prazer que a Música desperta no coração de cada participante, de cada ser humano”.

Boa sorte, meninas e meninos cantores!

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem