Páscoa pode ter data fixa já no calendário de 2025

Mudança afeta o Carnaval e a celebração de Corpus Christi



Redação

Quando recebeu no Vaticano em 2022, o líder da igreja Assíria do Oriente, o patriarca Mar Awa III, o Papa Francisco sugeriu a reunificação da Páscoa. A data móvel, que celebra a ressurreição de Cristo após a crucificação, afetaria o Carnaval e também Corpus Christi já em 2025, quando será celebrada no dia 20 de abril. A reunificação gradual entre católicos e ortodoxos seria um grande passo no pontificado do papa argentino, que ocupa o posto desde 2013, após renúncia do Papa Bento XVI.

Em 2022, durante encontro com líderes ortodoxos, o Papa Francisco comentou: "Tenhamos a coragem de acabar com esta divisão, que às vezes nos faz rir… 'O seu Cristo ressuscita quando? E o seu Cristo, quando ressuscita?' Não. O sinal é um só Cristo para todos nós."

Em relação aos cristãos ortodoxos orientais, o patriarca Bartolomeu de Constantinopla também se mostrou favorável à data fixa.

O encontro de Bartolomeu com o Papa Francisco, se deu em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os ucranianos, por conta da guerra, passaram a comemorar datas do ciclo natalino seguindo Roma e não mais Moscou.

A unificação da data recebeu o apoio das igrejas Anglicana e Luterana, por outro lado, o Patriarcado de Moscou (Igreja Ortodoxa Russa), poderia ficar isolado ou abster-se da decisão.

O encontro para confirmação da celebração ainda deverá acontecer, ou em Jerusalém ou Iznik (antiga Nilceia, na Turquia).

Carnaval e Corpus Christi mudariam



Com a alteração na data da Páscoa, o Carnaval, que acontece 47 dias antes da Páscoa, e Corpus Christi, que acontece 60 dias após a Páscoa, seriam realizados em datas fixas, como já está previsto para o próximo ano, quando a festa de Momo será no dia 4 de março (terça-feira), data que, por tradição não agrada muito aos envolvidos com a maior festa popular do país. Já Corpus Christi, será celebrado em 2025, no dia 19 de junho.

Com informações do Estado de São Paulo
Imagens: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem