Em uma reunião histórica realizada na última segunda-feira (15), na sede regional do Sebrae, foi oficialmente fundada a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Líder Centro Sul Fluminense.
Com a presença de 28 membros em um formato híbrido, a assembleia aprovou por unanimidade o estatuto e elegeu a primeira diretoria, tendo o empresário Marco Aurélio Vieira Soares como presidente, que conduzirá um mandato de transição até o final do ano.
Contexto da ADR Líder Centro Sul Fluminense:
A ADR Líder Centro-Sul Fluminense teve seu início em novembro de 2018, por meio da metodologia do Sebrae, com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional a ser implantado até 2030 nos dez municípios que compõem a região: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia e Três Rios.
Dividido em duas etapas, o desenvolvimento do plano estratégico foi concluído em setembro de 2019, após dez encontros, onde foram estudadas as necessidades e potencialidades da região, priorizando os eixos de Turismo, Indústria e Agronegócio. Atualmente na fase de implementação do Plano de Desenvolvimento Regional, o grupo amadureceu a ideia da formalização com o objetivo de se posicionar institucionalmente perante aos vários atores que compõem a região.
Objetivos da ADR Líder Centro Sul Fluminense:
A Agência de Desenvolvimento Regional Líder Centro-Sul Fluminense é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Dentre seus objetivos sociais, destacam-se:
•Estabelecer e implantar uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável com abrangência regional;
•Fortalecer a integração e a inovação entre os municípios que constituem a região;
•Buscar caminhos e propor alternativas para o desenvolvimento sustentável da região;
•Promover parcerias estratégicas visando a ampliação da capacidade produtiva regional;
•Articular com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, toda e qualquer agenda de interesse regional.
Segundo Jorge Pinho, coordenador regional do Sebrae, esse é um momento estratégico para o Líder Centro Sul Fluminense, evidenciando a maturidade do grupo e a importância das ações realizadas na região. A formalização permitirá um posicionamento mais oficial junto aos potenciais parceiros existentes na região e no estado. Com informações do Sebrae
Imagem: Divulgação
Postar um comentário