Ônibus em Petrópolis iniciam testes com climatização natural

Turp Transporte adota equipamento ainda inédito no Estado do Rio de Janeiro




O transporte público vem se estruturando para ficar cada vez mais sustentável no Estado do Rio de Janeiro. A inovação no setor de ônibus desta vez veio com a Turp Transporte, que iniciou testes de climatização natural da frota com a adoção do Arejabus, equipamento inédito no Estado, cuja finalidade é oferecer conforto térmico durante as viagens para os moradores de Petrópolis. O sistema, instalado em um ônibus da linha 700 (Terminal Itaipava),conta com captador de ar e exaustor naturais, controlador de ventilação, ventiladores e exaustores elétricos, além de venezianas nas janelas.

De acordo com a Semove– Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro –, o setor cada vez mais entende que mobilidade urbana e sustentabilidade precisam caminhar juntas. A iniciativa da Turp Transporte, que integra o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), é bem vista pela entidade, que representa 184 empresas no Rio de Janeiro.

"Ver o movimento das empresas para adotar medidas inovadoras mostra a importância que o setor tem em tornar o transporte urbano cada vez melhor e sustentável. Na Semove, estamos atentos a essas práticas. Fomos pioneiros na adoçãodo Selo Verde, um estimulo para a redução de emissão de gases poluentes no meio ambiente com controle regular da frota em circulação. E, recentemente, lançamos o Carbonômetro, que calcula as emissões evitadas quando se opta pelo transporte público em vez do individual. Inovação e sustentabilidade são pilares importantes na estratégia da mobilidade urbana do Rio de Janeiro", reforçou Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Semove.

De acordo com informações do Setranspetro, o Arejabus utiliza a própria movimentação do ônibus para melhorar a sensação térmica, retirando o ar quente do interior do veículo, por meio de exaustores posicionados no teto, enquanto permite a entrada do ar fresco através de venezianas instaladas nas janelas. Quando parado ou em baixa velocidade, um sistema de ventilação forçada é acionado automaticamente no veículo, mantendo a circulação ar.

O custo de instalação é cerca de 80% inferior quando comparado ao sistema de ar-condicionado convencional. Além disso, o sistema não gera aumento do consumo de diesel nem de emissões de CO2.

Nesta fase de testes, os clientes poderão avaliar a nova tecnologia. A Turp Transporte disponibilizou dois modelos de pesquisa, ambas acessadas por meio de um QR Code disponível dentro do ônibus.

De acordo com Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, caso a fase de testes seja bem-sucedida, com a aprovação dos passageiros, o dispositivo poderá ser implantado em mais veículos da frota.

"Buscamos inovar com qualidade e sustentabilidade, proporcionando mais conforto aos nossos clientes e mais qualidade de trabalho para os nossos rodoviários. Acreditamos nessa proposta apresentada pela Arejabus, mas o nosso objetivo é saber a percepção do cliente, antes da adoção de qualquer prática", pontuou o empresário. Divulgação Turp Transporte

Imagem: Reprodução


Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem