Estudantes de escola pública, gêmeos de Três Rios conquistam vagas na Universidade Federal de Juiz de Fora

Ambos foram aprovados por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), com Sara Elisa garantindo o segundo lugar em Medicina e Davi Henrique obtendo êxito em Ciências Humanas

Sara e Davi foram aprovados na UFJF. Foto: Valber da Costa


Sara Elisa e Davi Henrique da Luz Nascimento Pereira, gêmeos de 18 anos e alunos de escola pública em Três Rios, conquistaram vagas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Ambos foram aprovados por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), com Sara garantindo o segundo lugar em Medicina e Davi obtendo êxito em Ciências Humanas.


O Pism, sistema de seleção da UFJF, oferece vagas para cursos de graduação por meio de uma avaliação composta por três etapas ao longo do ensino médio, proporcionando uma oportunidade diferenciada para estudantes que buscam ingressar em uma universidade pública de renome.

Provenientes de uma trajetória educacional que teve início em escolas públicas locais, os irmãos, que são moradores do bairro Habitat Novo, frequentaram o Colégio Américo Silva e o Colégio Cívico Militar antes de finalizarem seus estudos no Colégio Condessa do Rio Novo e no Colégio Moacir Padilha, respectivamente.

Além da dedicação aos estudos, Sara e Davi também se destacaram em atividades extracurriculares, acumulando diversos certificados.


A determinação e o comprometimento dos irmãos refletem-se em suas rotinas de estudo. 

Sara, em sua jornada rumo à aprovação em Medicina, dedicava-se diariamente das 15h às 21h, ressaltando a importância de uma rotina disciplinada e focada. 

“Era sempre assim, todos os dias. Desde que chegava da escola, até a noite. Aí eu parava pra comer alguma coisa e ir ao banheiro, mas seguia até completar o horário”.
Sara da Luz Nascimento Pereira, aprovada em Medicina pela UFJF. Foto: Valber da Costa


Já Davi tinha uma carga horária mais flexível, já que passou a conciliar os estudos com o trabalho. O jovem, inclusive, apesar da aprovação na universidade mineira, diz que vai optar por outra instituição.

 Isso porque ele também concorre a uma vaga na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Três Rios, para o curso de Administração – o resultado da seleção sai nos próximos dias, mas ele já figura entre os primeiros colocados.

Davi da Luz Nascimento Pereira, aprovado em Ciências Humanas pela UFJF. Foto: Valber da Costa


A jornada acadêmica dos irmãos teve início desde cedo, quando ingressaram na creche Manoel Pessoa de Campos e demonstraram habilidades desde os primeiros anos de vida. 

Os pais Cristiane Camile e Marcelo Pereira, desempenharam um papel fundamental em sua jornada educacional, incentivando-os a valorizarem o estudo e a busca pelo conhecimento.

Segundo relato emocionado da mãe, a aprovação dos gêmeos na UFJF foi recebida com grande alegria e gratidão. 

"A sensação que eu tive quando soube que eles tinham sido aprovados foi inexplicável, igual quando descobri que teria filhos gêmeos", brincou Cristiane.

 


Os pais Cristiane Camile e Marcelo Pereira são os principais incentivadores dos gêmeos, que os veem como referência. Foto: Arquivo Pessoal


Moradores de um bairro periférico da cidade, Sara e Davi nunca deixaram que as adversidades os impedissem de seguir em frente com o sonho de continuar com os estudos.


“A gente nunca pode desistir. Temos que delimitar um objetivo e seguir em frente, independente de bairro ou situação social. Depende sempre das escolhas e propósitos. Queremos ser um bom exemplo para outros jovens daqui que também sonham em dar um futuro melhor à toda família", ressaltou Davi.

 



full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem