Programação – Conceitos Introdutórios – Parte II



Como dito anteriormente, a linguagem de programação é algo muito abrangente, que pede uma visão holística e sistêmica.

Vale ressaltar que estamos avançando tecnologicamente ao ponto de termos que parar para analisar os potenciais tecnológicos e filtrar seus prós e contras.

Sabemos que a lógica de programação é uma ferramenta de extrema importância no contexto de solução de problemas computacionais. Envolve a criação de algoritmos e a capacidade brilhante de raciocinar de forma estruturada. Mas tudo tem um preço...

Irei apontar alguns pós e contras da lógica de programação.

Prós:

Desenvolvimento de algoritmos;

Resolução de problemas;

Compreensão de código;

Eficiência;

Otimização;

Solução de erros;

Estímulo do raciocínio lógico e da criticidade.



Contras:

Complexidade;

Curva de aprendizado;

Poder ser abstrata;

Exige prática, tempo, energia e dedicação;

Pode ser frustrante.


No mundo da programação as inovações são constantes, também os desafios, mas os resultados podem ser surreais e de grande relevância, proporcionando excelência e otimização.

Sabemos que os benefícios são muito satisfatórios, mas devemos nos atentar para o equilíbrio e bom uso, pois vivemos em tempos de digitais digitais, em uma realidade contemporânea cada dia mais volátil de um mundo VUCA onde nem sempre o equilíbrio e a razão são os alicerces de determinadas estruturas e comportamentos. Podemos ver tecnologias ajudando a sociedade, mas servindo como verdadeiras ferramentas de guerra por exemplo.

Em tempos de digitais digitais e de paraísos artificiais, compensa cada vez mais buscar ser coerente, eficiente e eficaz.

Se viver é costurar um texto, costure bem a sua história.

Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.

Por Jhean Garcia

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem