Outubro Rosa: conheça dicas de prevenção e tratamento do câncer de mama

 Três Rios possui centro de referência no acompanhamento da saúde da mulher

O Outubro Rosa — movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama — traz anualmente uma série de dados, alertas e dicas de prevenção à doença que, dentre as neoplasias, é a mais prevalente entre as mulheres.

Segundo dados do Ministério da Saúde, para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Relembrar como se cuidar, portanto, é indispensável.

A primeira dica, de acordo com a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Três Rios, Ana Cláudia Martins Sierra, é fazer o autoexame (veja passo a passo abaixo).O procedimento deve ser feito mensalmente por toda mulher a partir dos 20 anos.

“É a partir do autoexame que são identificados sinais ou sintomas de supostas alterações nas mamas. Dessa forma, é possível que a paciente procure uma unidade de saúde e indique a necessidade de investigar a fundo a saúde das mamas”, comenta Ana Cláudia.

Em Três Rios, o serviço de atendimento começa sempre pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cada paciente deve dirigir à sua UBS de referência caso queira realizar o exame clínico das mamas e mamografia. O mesmo procedimento vale para o exame preventivo de colo de útero, conhecido como Papanicolau.

Alguns exames são realizados na própria UBS, e outros são feitos no Centro de Saúde da Mulher, unidade trirriense de referência no acompanhamento da saúde feminina, a partir de encaminhamento médico. No caso de pacientes que apresentem algum tipo de alteração indicado por algum dos exames, há equipes especializadas no Centro para a condução clínica.

As marcações dos exames podem ser feitas durante todo ano, respeitados os dias e horários de funcionamento de cada UBS.Especialmente durante este mês de outubro, algumas UBSs trirrienses estão com horário estendido de atendimento até as 20h. A orientação é que as pacientes se informem na sua unidade de referência sobre o atendimento especial.

Além disso, a Prefeitura, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios (Suprema), está com um consultório montado na Praça da Autonomia durante este mês para reforçar o número de atendimentos no município. No local, podem ser feitos examepreventivo e consulta ginecológica. A marcação deve ser feita por telefone (2255-1587) ouno próprio consultório.

Sinais e sintomas

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Três Rios, Ana Cláudia Martins Sierra, além de nódulo palpável na mama, há alguns outros sinais e sintomas que podem indicar câncer de mama.

Dentre eles, estão alterações comoretrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou no pescoço,invaginação do mamilo (mamilo para dentro), inchaço da mama e dor local.

A orientação é que as mulheres observem as mamas sempre que se sentirem confortáveis, como no banho ou no momento da troca de roupa. Algumas dicas são:

Em pé: de frente para o espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Em seguida, levante os braços e verifique se há alguma alteração

Deitada: apalpe a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo com o outro lado

No banho: com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e apalpe a mama suavemente com a mão esquerda estendendo até a axila. Faça o mesmo com o outro lado.

Foto: Divulgação/PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem