Terceira edição do Programa Empoderadas premia profissionais de diversos segmentos

Juíza Elen de Freitas, da comarca de Três Rios, foi uma das homenageadas durante o evento realizado no Copacabana Palace, no Rio




Aliados importantes no combate à violência contra a mulher foram homenageados em noite de gala no tradicional Hotel Copacabana Palace, na capital fluminense, na noite desta terça-feira (19) durante a terceira edição do Programa Empoderadas, criado pela especialista em segurança feminina Erica Paes, ex-atleta de MMA.

O programa do governo do estado, criado há quatro anos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio (SEDSODH), premiou personalidades aliadas da causa.

O programa Empoderadas já acolheu mais de 1,3 milhão de mulheres, prestando assistência, oferecendo cursos profissionalizantes e rede de apoio com atendimento às vítimas de violência doméstica feito por advogadas, psicólogas e assistentes sociais.

Ao todo, foram premiados 30 profissionais de segmentos que incluíram autoridades policiais, judiciárias, políticas, artistas, entre outras personalidades. O cerimonial ocorreu no teatro do Hotel Copacabana Palace e após a entrega das premiações, foi servido um coquetel, com direito a apresentação da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que é uma das parceiras do programa. A cantora Karinah se apresentou interpretando a música “Maria da Penha”, de Alcione, pretando homenagens às cantoras como lara Nunes e Rita Lee.

A grande homenageada da noite foi a farmacêutica e ativista dos direitos das mulheres, Maria da Penha, cuja lei que leva seu nome — Leia Maria da Penha — contra a violência praticada contra as mulheres, completou 17 anos no mês passado.

A homenageada não pode estar presente mas enviou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.

A atriz Carolina Dieckmann, também foi uma das homenageadas. A artista, que tem uma lei com seu nome relacionada a delitos praticados na internet, não pode comparecer e também enviou um vídeo em agradecimento.

A premiação foi dividida em seis categorias: política para todas, proteção e direitos, conscientização e acolhimento, artistas contra a violência, acesso à justiça e pioneirismo na luta.

Importante aliada na luta contra a violência, a Juíza Especial Cível e Criminal da Comarca de Três Rios Dra Elen de Freitas Barbosa foi uma das homenageadas na categoria "Acesso à Justiça", com destaque em sua atuação na região pelos programas Empoderadas e Flor de Lótus, Patrulha Maria da Penha e Guardiões da Vida, entre outras ações importantes realizadas em Três Rios e região. Na mesma categoria da juíza Dra Elen, também foram premiados o Ministro do STF Luiz Fux, a desembargadora do TJRJ Sueli Lopes, a procuradora de Justiça do MPRJ Carla Araújo e a desembargadora Adriana Ramos.
A atriz Zezé Motta, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado na década de 1970, foi premiada na categoria “artistas contra a violência”.

A jornalista Marina Caruso, editora da Revista Ela, do Jornal O Globo foi homenageada na categoria conscientização e acolhimento.

full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem