Setembro Amarelo é uma campanha que acontece no Brasil desde 2015. Iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, o objetivo é informar, esclarecer e eliminar tabus relacionados ao tema, abolindo preconceitos e chamando atenção para a necessidade de falar do assunto de forma preventiva.
Nesse contexto, a escala de motivos para viver é um instrumento da psicologia que tem por finalidade atuar como fator de proteção para quem está passando por períodos de sofrimento, trazendo reflexão sobre elementos de valorização da vida. A abordagem não tem a pretensão de resolver o problema, mas ofertar uma visão otimista para seguir em frente, com o indispensável apoio familiar e profissional.Para contribuir, listamos aqui 10 de 48 motivos mencionados na obra da psicóloga e escritora norte-americana Marsha Linehan, referência na matéria:
1 - Eu tenho o desejo de viver.
2 - Eu tenho coragem de encarar a vida.
3 - Eu tenho um impulso interior para sobreviver.
4 - Minha família depende de mim e precisa de mim.
5 - Eu tenho planos futuros e estou almejando a realização deles.
6 - Eu acredito que possa achar outras soluções para minhas dificuldades.
7 - Eu tenho esperança de que as coisas vão mudar e o futuro será mais feliz.
8 - Preocupo-me com meus familiares e com as pessoas que importam para mim.
9 - Eu acredito que possa encontrar um propósito, uma razão para viver.
10 - Eu quero experimentar tudo o que a vida tem para me oferecer e há muitas experiências que ainda não tive e quero ter.
Leia em voz alta. Repita. Decore, se fizer bem. Caso queira se aprofundar, pesquise pelo tópico na web. E lembre-se sempre: se precisar, peça ajuda.
Por Daniele Barizon
Imagem: Nercília Marins
Postar um comentário