Você tem fome e sede de quê?

“Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso ‘constitui um verdadeiro escândalo’, um crime que viola direitos humanos básicos”.

Papa Francisco


O Grito dos Excluídos e das Excluídasdesse ano tem como o tema “Você tem fome e sede de quê?”. Mas, como surgiu “o Grito”? O Grito dos Excluídos e Excluídas foi criado a partir da 2ª Semana Social Brasileira (1993 a 1994), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), (quesão processos construídos de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil.) A escolha do dia 7 de setembro como data fixa anual do movimento é um chamado para uma reflexão crítica sobre o Dia da Independência,pois a ideia é "superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa" para a construção de uma sociedade democrática, diversa e com justiça social para todos e todas.

O Movimento Fé e Política de Três Rios, que nasceu em 2012, fez o seu primeiro Seminário durante a 5ª Semana Social Brasileira (2011 -2013) e escolhemos a semana do Grito dos Excluídos e Excluídas para a realização dos nossos seminários,que têm uma profunda relação com o Dia do Grito e com as Semanas Sociais nos seus objetivos. Pretende-se articular as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas, socioeconômicas, socioambientais do Brasil, para uma ação sociotransformadora a partir da nossa caminhada na relação Fé e Política.

Neste ano, estará acontecendo o 9º Seminário do Movimento Fé e Política, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, tendo como referência o Grito dos Excluídos e das Excluídas com a temática desse ano“Você tem fome e sede de quê?” e, dentro da 6ª Semana Social Brasileira (2020 -2023) com o tema: “Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho”. Por essa razão, o Seminário foi estruturado dentro do método clássico desenvolvido pelos diversos grupos e Comunidades de base: Ver – Julgar– Agir.

No primeiro dia, segunda feira, dia 04/09, teremos a abertura com o nosso Ver a partir de uma análise de conjuntura (realidade), que será realizada pelo Pastor Henrique Vieira, teólogo, escritor e hoje deputado federal, que estará lançando aqui nesse dia o seu último livro “O Jesus negro – O grito antirracista da Bíblia”.

No segundo dia, terça feira, dia 05/09 estaremos realizando o Julgar, que é pensar a realidade a partir do tema do Seminário tendo como referência a fé. Para isso, teremos como debatedores dois teólogos. Possuem como referências a sua luta e em seus estudos e pesquisas trabalham com o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. O primeiro é o Padre Gegê Natalino, que é graduado em Psicologia, Mestre em Teologia e Doutor em Ciências da Religião,pároco da Paróquia Santa Bernadete (Higienópolis/Manguinhos) que assume na sua missão a luta antirracista e contra a intolerância religiosa, principalmente aquelas que atingem as religiões de matrizes africana e na luta pelos direitos das populações periférica e favelizadas no Rio de Janeiro, que estará nos ajudando a pensar a profecia no grito dos excluídos e o segundo é o teólogo Faustino Teixeira, um dos maiores especialistas em ecumenismo e diálogo inter-religioso, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPCIR-UFJF, pesquisador do CNPq e consultor do ISER-Assessoria. Vão nos ajudar a pensar a nossa temática a partir da sede de um mundo habitável, tendo como referência a encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Esse dia vai ser muito rico e certamente imperdível para aqueles que querem se aprofundar na relação Fé e Política.

E no terceiro dia, vai ser nosso momento do Agir. Esse será o momento de fechamento de todo esse processo. E, para essa última etapa do Seminário, teremos a presença de 3 mulheres que possuem como referência nas suas vidas o fato de serem reconhecidas como educadoras que estão inseridas em trabalhos e ações que ajudam nesse processo de transformação social que a relação Fé e Vida nos faz ser Sal e Luz no mundo. Para isso, contaremos com a presença da nossa querida amiga Ana Maria Cabral que nos apresentará um pouco da experiência de Economia Solidária realizada em Valença – RJ, através do Projeto Coroados; a outra convidada a nos apresentar a sua experiência será a professora Leandra Jacinto de Três Rios – RJ que tem nas suas atividades, tanto acadêmica como na sua vida a luta antirracista através das práticas culturais e sociopolíticas e nas lutas de mulheres negras e periféricas; e, por último, temos a nossa querida Márcia Felipe, também professora, de Sapucaia – RJ que tem a rica experiência de pensar a Educação através dos Direitos Humanose na Educação Popular no seu engajamento e compromisso com as CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base).Com certeza, será um grande momento do Seminário, porque poderemos pensar propostas de políticas públicas e sociais para interferimos de forma positiva na realidade que nos cerca.

É importante fazer desse momento o resgate da democracia e da luta contra todo tipo de exclusão para que possamos reafirmar a Vida em primeiro lugar, através da superação da fome, da miséria, das desigualdades e dos diversos preconceitos presentes na nossa realidade. Venha participar 4, 5 e 6 de setembro, a partir das 19 horas, no salão da Igreja São José Operário no Triângulo – Três Rios – RJ. Com a sua participação, poderemos assumir o compromisso que o Papa Francisco nos pede: “É dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas”.

Prof. Gilberto Simplício – Assessor do MF&P
Medoro, irmão menor-padre pecador

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem